Prefeitura vacina mais de 10 mil pessoas contra gripe A em JP

Por - em 30

Apenas neste final de semana mais de 10 mil pessoas foram imunizadas contra a H1N1 nos postos extras de vacinação instalados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no Ponto de Cem Réis, na Feirinha de Tambaú e em mais 14 pontos da cidade. O levantamento é da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No sábado (10), o prefeito de João Pessoa Luciano Agra deu início ao dia D de vacinação, no Ponto de Cem Réis. A vacinação continua até o dia 21 de maio em todas as Unidades de Saúde da Família, no entanto, no dia 24 de abril (sábado), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar mais um dia D de vacinação para os grupos prioritários.

De acordo com a Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha foram vacinadas 71.412 pessoas. “As pessoas podem procurar as unidades de saúde, em especial as gestantes, porque é um grupo que tem que ser imunizado o mais rápido possível e está tendo procura pequena. As pessoas não devem ter medo da vacina, porque é uma vacina segura”, disse A chefe do setor de Imunização, Chiara Dantas.

No sábado, a maior parte das pessoas que procurou a vacinação no Ponto de Cem Réis foi de trabalhadores do comércio, que afirmaram não ter tempo durante a semana. Na Feirinha de Tambaú no sábado a noite e no Busto de Tamandaré no sábado e domingo, as pessoas que saíram de casa para se divertir aproveitaram também para tomar a dose da vacina. Quem está em um dos grupos prioritários e ainda não se vacinou pode procurar uma Unidade de Saúde da Família para se imunizar. “No dia 24 de abril teremos outro dia D, que beneficia principalmente as pessoas que trabalham durante a semana e sentem dificuldades em procurar uma Unidade de Saúde da Família”, esclareceu Chiara.

Lembrando que os grupos prioritários que podem ser vacinados são:

– Crianças de seis meses a menores de dois anos
– Pessoas entre 20 e 39 anos
– Gestantes (em qualquer idade gestacional)
– Doentes crônicos

Prevenção – Continuando a campanha de prevenção iniciada em 2009, a Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo material informativo em escolas e nos serviços de transporte coletivo. De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Júlia Vaz, já foram distribuídos material educativo para as escolas municipais, Creis e para o Terminal Rodoviário de João Pessoa, para que sejam afixados cartazes não apenas nas dependências do terminal como também nos ônibus intermunicipais e interestaduais. “Estamos em contato com o sindicato das escolas particulares para que também seja distribuído esse material. Outra providência que tomamos foi enviar para a STTrans cartazes com esclarecimentos sobre o H1N1, que serão colocados nos ônibus de transporte coletivo da Capital”, comentou.

Distribuição de Álcool em Gel – Como parte da campanha de prevenção, a SMS distribuiu mais de 3 mil potes contendo álcool em gel 70% à população que compareceu no Ponto de Cem Réis no sábado e no Busto de Tamandaré no domingo. O álcool ajuda na higienização das mãos, para evitar a contaminação, pois ele inativa ou mata o vírus.