Prefeitura vai criar Cineclube na sede do Clube Cabo Branco

Por - em 31

O prefeito da capital, Ricardo Coutinho, anunciou nesta quinta-feira (5), a criação do Cineclube João Pessoa, uma área destinada à promoção e divulgação de filmes locais e nacionais. A área destinada à implantação deste projeto será a sede do Clube Cabo Branco, no Centro, prédio recentemente adquirido pela Prefeitura de João Pessoa. O anúncio foi feito durante a realização do ‘Fala de Cinema’, projeto realizado pela Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech-JP) , em comemoração ao Dia da Cultura e do Cinema Nacional, 5 de novembro.

O ‘Fala de Cinema’ tem o objetivo de ampliar as discussões em torno das produções e das perspectivas que giram em torno da indústria cinematográfica. O projeto é uma realização da TV Cidade João Pessoa, Probech, Fundação de Cultura (Funjope) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com o apoio do Sebrae e da ABD – Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Paraíba.
 
Durante a tarde, no auditório principal do Sebrae, aconteceu o lançamento do ‘Film Commission’, projeto já desenvolvido em outros Estados que em João Pessoa é denominado de ‘Film Jotape’. O projeto prevê a criação de um grupo que vai expor as potencialidades de João Pessoa como pólo cinematográfico através de várias ações, entre elas, oficinas e levantamentos de profissionais, equipamentos espaços. O ‘Film Jotape’ será coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e oficializado através de Decreto Municipal.

Ainda durante à tarde, houve o lançamento do Projeto ‘Cinema Adentro – Interiorização Audiovisual’ e a exibição dos filmes ‘Reizado de Zabelê’, de Carlos Dowling e Chico Sales; ‘O Plano do Cachorro’, de Arthur Lins e Ely Marques e ‘Sweet Karolynne’, de Bárbara Ramos.
 
A programação do ‘Fala de Cinema’ continua nesta sexta-feira (6), no Ponto de Cem Réis, quando acontece a ‘Avant Premier’ de três documentários produzidos para o projeto ‘João Pessoas’, que destaca nomes que estão comprometidos com o desenvolvimento da cidade. Esta edição do ‘João Pessoas’ homenageia Flávio Tavares, Jocemar Chaves e Parrá. Após a exibição dos documentários, o cantor e compositor Parrá fará o show de encerramento.