Prefeitura vai realizar 2ª edição da Feira Municipal do Trabalho em abril

Por - em 126

Thadeu Rodrigues

A Secretaria do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai promover a segunda edição da Feira Municipal do Trabalho, proporcionando à população oficinas de qualificação profissional e facilitando o acesso ao emprego. O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, no Ponto de Cem Reis, antecedendo o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio.

De acordo com o secretário de Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, o objetivo é aumentar a inserção da população no mercado. “Vamos realizar a segunda edição deste evento, que é muito importante para o trabalhador. Assim como no evento do ano passado, que foi um sucesso, daremos a capacitação, mas também incentivaremos o empreendedorismo. O Banco Cidadão estará presente com o curso de gestão empresarial para quem deseja ampliar ou iniciar um negócio”, explicou ele.

As oficinas de qualificação serão de áreas diversas, como transportes, moda, beleza, segurança do trabalho, saúde do trabalhador, internet, gestão de pessoas, produção de eventos, cuidador de idoso e marketing pessoal, entre outras.

Conforme a coordenadora de Intermediação de mão de obra do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), Lilian Pereira, os temas das oficinas contemplam os setores com grande demanda pelas empresas da Capital. “Esperamos que as oficinas contribuam para atender esta necessidade do mercado”, frisou ela.

O Sine-JP estará presente no evento, atendendo quem deseja se cadastrar para concorrer a uma oportunidade de emprego. Na primeira edição da Feira foram realizados mais de mil atendimentos, sendo metade para o Sine-JP. O restante foi referente à participação nas oficinas oferecidas.

Além das oportunidades de emprego, a Feira vai proporcionar ao cidadão a obtenção de documentação, a exemplo de carteira de trabalho, RG e CPF, em uma ação do Governo do Estado e da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego).

A segunda edição da Feira Municipal do Trabalho também tem parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sest (Serviço Social do Transporte), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), ABRH-PB (Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba), Unipê (Centro Universitário de João Pessoa) e IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).