Prefeitura vai recadastrar os donos de túmulos do ‘Santa Catarina’

Por - em 150

Os proprietários de mausoléus do Cemitério Santa Catarina, situado no Bairro dos Estados, devem procurar a administração do local a partir do dia 21 de janeiro para realizar o recadastramento. Até 21 de fevereiro, as pessoas devem comparecer à unidade com a documentação de posse do mausoléu e do proprietário para efetuar a renovação do registro.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai reorganizar o banco de dados dos cinco cemitérios municipais. O primeiro a passar pelo processo será o Santa Catarina, que possui 1,8 mil mausoléus. Para realizar o recadastramento as pessoas só precisam comparecer à administração do cemitério no período descrito em horário comercial.

O chefe da Divisão de Cemitérios da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), José Zênio Marques Neves, explicou que, com a renovação do banco de dados, o município pretende ter um melhor controle sobre os donos de terrenos perpétuos nos cemitérios pessoenses. “Hoje não temos quase nenhum controle sobre quem são os donos dos mausoléus existentes nos nossos cemitérios. As pessoas não têm documentação comprobatória porque muitos foram adquiridos por parentes de outras gerações”, comentou.

No caso do proprietário legal do mausoléu já ter falecido, Zênio Marques diz que qualquer pessoa da família pode ir realizar o recadastramento, desde que munido com a certidão de óbito do titular e da documentação sobre a aquisição do túmulo. Ele lembrou ainda que a regularização não se estende às covas rasas e envolve apenas os donos de mausoléus.

A PMJP administra seis cemitérios. São eles: Santa Catarina (Bairro dos Estados), Cristo Redentor (Cristo), São José (Cruz das Armas), Boa Sentença (Varadouro), São Sebastião (Valentina) e Nossa Senhora da Penha (Penha).