Prefeitura vai reestruturar 54 campos de futebol nos bairros

Por - em 17

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está concluindo a reforma e ampliação dos campos de futebol José Américo e Rangel, dentro do Projeto de Implantação de Infra-estrutura em Campos de Futebol nos bairros. O trabalho está sendo executado pelas Secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra) e de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). As obras tomam por base levantamento realizado pela Sejer, que cadastrou 54 campos de futebol. Inicialmente serão recuperados 13, um investimento de R$ 1.265.180,16.

Segundo o diretor de Obras da Seinfra, Rodrigo Marques, estão sendo recuperados também os campos de futebol do Valentina Figueiredo e de Mangabeira VII. De acordo com a programação, as próximas obras ocorrerão no Alto do Céu, Bairro das Indústrias, Cidade Verde (Mangabeira), Jardim Planalto (Oitizeiro), Geisel, Alto do Mateus, Distrito Mecânico, Jardim Cidade Universitária e Bessa.

Os campos serão dotados de alambrado, vestuário com banheiro, bancos e muro de contorno com um metro de altura. Acima da mureta será colocada tela de proteção de três metros, sendo seis metros por trás das traves do gol. Está sendo executado também o melhoramento do piso com terraplenagem, além de remarcação do campo com medidas oficiais (90m X 45m). O gerenciamento dessas áreas será de responsabilidade da Secretaria de Esportes.

O secretário de Infra-estrutura, João Azevedo, afirmou que estão sendo feitas reuniões com as lideranças dos bairros com objetivo de saber as prioridades de cada campo de futebol. Segundo ele, a PMJP também faz levantamento de terrenos públicos para saber quais podem ser destinados à prática de futebol em locais onde a comunidade não disponha desse espaço. O levantamento também servirá para orientar remanejamentos dos campos para locais adequados, levando em conta a destinação do terreno e a reivindicação das lideranças comunitárias. “O objetivo da Prefeitura é incentivar as comunidades a preservar suas áreas de lazer, incentivar a realização de campeonatos de bairros e a prática de esportes em geral”, explicou.