Prefeituras aderem à política ambiental adotada na Capital

Por - em 26

Planejar, cultivar e preservar. Com estes propósitos, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e as prefeituras paraibanas que recebem mudas produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas da Capital firmaram um Termo de Compromisso na manhã desta segunda-feira (23). A solenidade marcou o início das atividades alusivas a Semana da Árvore, que se estende até a próxima sexta-feira (27).

O Viveiro produz cerca de 60 mil mudas por ano e atende a toda demanda de arborização pública da cidade. Agora, o local também está atendendo as necessidades de outros municípios do Estado, contribuindo para expandir a política do plantio de árvores e preservação ambiental para além de João Pessoa.

O termo foi assinado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB); o secretário do Meio Ambiente, Simão Almeida e o secretário do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com a prefeita do município de Pombal, Poliana Feitosa; o prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias e o presidente da Federação do Comércio na Paraíba, Marcone Medeiros.

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas de João Pessoa foi inaugurado em 2006 e funciona em parceria com a Federação do Comércio. Ele está localizado nas instalações do Sesc-Gravatá, no bairro do Valentina Figueiredo.

Política pública – Ricardo Coutinho ressaltou o direcionamento que vem sendo dado na Capital para que o município faça jus ao título de ‘cidade mais verde do País’. “João Pessoa apesar de ter tido uma boa cobertura vegetal, nunca teve uma política pública correta voltada para o plantio das árvores. Um exemplo disso aconteceu na Avenida Camilo de Holanda, que não teve as árvores adequadas para aquele espaço”, comentou.

Ele falou ainda do projeto que começa a ser executado para transformar a área em torno do Canal do Bessa em um parque, que vai unir a preservação do meio ambiente à criação de espaço de lazer para a população que reside no bairro. “As parcerias são extremamente importantes para o processo de reflorestamento da cidade e, para isso, precisamos também do envolvimento da população”, frisou.

Nos próximos dois meses, a Prefeitura de João Pessoa intensifica o processo de plantio de mudas de árvores na cidade, aproveitando o início do período chuvoso no Estado.

‘Verde para o Mundo’ – Nos últimos quatro anos de gestão foram plantadas 25.480 árvores por toda a cidade. A meta em 2009 é de mais 12.500 plantios. Até o final da gestão, a estimativa é de que 50 mil árvores sejam plantadas. O projeto faz parte do Programa ‘João Pessoa Verde para o Mundo’.

Nesta terça-feira (24), dentro da programação da Semana da Árvore, haverá o início da visitação de escolas municipais ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), com plantio simbólico em seu interior. Também haverá visitação ao Sesc-Gravatá, onde funciona o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, até o final desta semana.

Já na quarta-feira (25), às 15h, começa o plantio de 200 árvores no parque da Gráfica Santa Marta, no Distrito Industrial da Capital e, na sexta-feira (27), às 9h, a mesma ação vai recuperar os jardins da Praça Napoleão Laureano, no Bairro do Varadouro, onde será lançado o programa ‘João Pessoa Verde para o Mundo’, edição 2009.