Premiação ‘Mulheres Fazendo História’ acontece nesta quinta

Por - em 22

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, vai realizar a segunda versão do prêmio “Mulheres fazendo História, Patrimônio da Cidade”. O evento acontecerá nesta quinta-feira (20), às 18hs, no Teatro Ariano Suassuna – Colégio Marista Pio X. A premiação faz parte da programação de aniversário dos 424 anos da Cidade de João Pessoa.

Serão premiadas 28 mulheres e um grupo de ação comunitária que vem se destacando em diversas áreas de atuação e que contribuem para o fortalecimento da cidadania das mulheres. Os nomes das premiadas foram escolhidos por uma comissão formada por membros da Gestão Municipal e da sociedade civil organizada.

Para a coordenadora de Políticas para Mulheres, Nézia Gomes, o prêmio é um reconhecimento da contribuição das mulheres nos diversos segmentos da sociedade. “A proposta é homenagear as mulheres que no seu cotidiano constroem nossa cidade. É a Prefeitura valorizando, reconhecendo e registrando a contribuição das mulheres para a construção da nossa história”, destacou.

As escolhas foram regidas por alguns critérios, como: mulheres que constroem uma história de luta pelos direitos humanos, que contribuem para o fortalecimento da cidadania das mulheres e que se destacam em suas áreas de atuação.

Confira as Premiadas:

1.Cultura e Arte: Eunice Dias (Chorinho – Música); Kaline Lima (Movimento Hip Hop); Penha Cirandeira (Cultura Popular).

2.Comunicação e Mídia: Fátima Souza (Mana); Edileide Villaça; Joana Berlamino

3.Educação: Ana Coutinho; Delci (Escola Viva Olho do Tempo); Neuza Barbosa (Educação Ambiental); Maria de Fátima dos Santos (Escola Tharsilla Barbosa)

4.Saúde: Terezinha de Lizeux (assistente social); Euphrasia Joesph Nyaki (práticas alternativas); Miriam Ferreira da Silva (médica – trabalho com pessoas vivendo com HIV/Aids)

5.Direitos Humanos: Nazaré Zenaide (UFPB); Cândida Magalhães (advogada); Luza (Profissionais do Sexo)

6.Lideranças Populares: Dilei (MST); Elizabeth Teixeira; Fátima (Gervásio Maia)

7.Gestão Pública, Justiça e Legislativo: Sandra Marrocos (Vereadora); Estelizabel Bezerra (Gestora); Soraya Escorel (Promotora de Justiça)

8.Movimento Feminista: Lourdes Meira; Luciana Cândido; Solange Rocha

9.Trabalho: Lia; Alzira Serafim; Terezinha Porto