Premiação de alunos destaque encerra Ano Cultural Zé Ramalho

Por - em 35

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) encerrou, no final da tarde desta sexta-feira (12), mais uma edição do Ano Cultural, que este ano homenageou o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. O projeto está em sua quarta edição e já homenageou personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro como os escritores Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Sérgio de Castro Pinto. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Durante a solenidade, que aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o secretário Adjunto da Sedec, Rômulo Gondim, fez a entrega da Medalha Ariano Suassuna aos alunos que foram destaque nas atividades do Ano Cultural. Eles irão receber ainda um Notebook, e os professores que os orientaram, um violão.

De acordo com Rômulo Gondim, esse é um momento esperado por todos os alunos e professores da rede municipal. “Durante todo o ano letivo, os alunos da rede municipal se envolveram em diversas atividades voltadas para a obra do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. Um artista de uma obra fantástica que leva o nome do nosso Estado pelo Brasil e o mundo com sua música, rompendo as fronteiras regionais. Com todo esse trabalho os nossos alunos passam a conhecer melhor a vida e obra dos homenageados”, frisou Rômulo.

A coordenadora do projeto, Giselma Vieira Franco, disse que o projeto é de extrema importância para o fortalecimento da identidade cultural dos alunos da rede. “Desde que iniciamos o projeto temos tido bons resultados. O grande objetivo é trabalhar a questão da identidade cultural, os alunos se envolvem e tem a oportunidade de conhecer a produção cultural do artista da terra e no final o resultado é satisfatório. Nós, a cada ano, nos surpreendemos com as produções, sejam textual, com a produção de poemas ou musical. É muito gratificante”, destacou Giselma.

Para a aluna Karol Silva, da 5ª série, foi bom saber mais sobre Zé Ramalho. “A gente aprendeu um pouco sobre a vida dele, as dificuldades que ele teve para estudar por falta de escola, e isso ele fala em uma de suas músicas. Aprendemos a valorizar a escola, por exemplo, e ao grande artista que ele é”, disse Karol.

Estudantes Destaque – Johnny Wesley da Silva Bezerra, do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Cantalice Leite Magalhães e autor da poesia A noite e seus mistérios; Karoline Araújo Bezerra, do Fundamental II da Escola Ângelo Francisco Notare, que escreveu a poesia Profeta do Apocalipse, e Maria da Guia Marcelino, do Ciclo III da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Ubirajara Targino, autora da poesia Zé Ramalho: grande cantor.

Também receberam prêmios o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, e as escolas Doutor José Novais (Fundamental I), e Lions Tambaú (Fundamental II). A solenidade foi encerrada com uma apresentação dos estudantes classificados no Festival de Música, atividade que fez parte do Ano Cultural Zé Ramalho.