Presépio de material reciclado é inaugurado no Paço Municipal

Por - em 14

Um presépio está chamando a atenção das pessoas que passam pelo hall de entrada do Paço Municipal. A curiosidade fica por conta do material utilizado para a confecção do presépio, todo feito com material reciclado. A obra de arte, que faz parte do projeto Jesus Ambientalista, da Secretaria de Transparência Pública (Setransp), foi inaugurada nesta quinta-feira (09), ao som das músicas ‘Noite Feliz’ e ‘Eu Sei Que Vou Te Amar’, interpretadas pela violinista Liz Dália.

As esculturas de tamanho real, produzidas pelos artistas Chico Viola e Dilce d’Lira, ocupam uma área de 16m² e foram produzidas com diversos materiais reciclados, como garrafas pet, latinhas de alumínio e restos de aparelhos eletrônicos. O projeto conta com a parceria das secretarias municipais da Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), do Meio Ambiente (Semam) e da Emlur.

Segundo a artista plástica Dilce d’Lira, a confecção do presépio durou em média 20 dias e foram utilizadas cerca de 150 garrafas pet. Ela trabalha há cerca de cinco anos com reciclados, mas pela primeira vez fez um presépio utilizando esses materiais. “As pessoas precisam estar mais conscientes para fazer a reciclagem, ajudando a preservar a natureza. Além disso, como aconteceu agora com esse presépio, o lixo deixa de ser lixo e vira arte”, ressalta.

A proposta do projeto é aproveitar a época natalina para chamar a atenção sobre a responsabilidade de todas as pessoas sobre a preservação do meio ambiente. “Queremos sensibilizar as pessoas para o cuidado com o meio ambiente, que pode ser feito através da reciclagem”, ressalta Neusa Barbosa, coordenadora do projeto Jesus Ambientalista.