Prévia do Carnaval Tradição anima Jaguaribe nesta 4ª feira

Por - em 16

As já tradicionais prévias do Carnaval Tradição chegam ao bairro de Jaguaribe, nesta quarta-feira (27), a partir das 20h, na Praça Aquiles Leal, popularmente conhecida como Praça Onze. Haverá apresentação das tribos indígenas ‘Pele Vermelha’ e ‘Ubirajara’, Clube de Orquestra ‘Piratas de Jaguaribe’ e Escola de Samba ‘Pavão de Ouro’, numa realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Federação Carnavalesca de João Pessoa.

As prévias carnavalescas tiveram inicio no último dia 15 no bairro do Róger e se encerram no dia 4 de fevereiro, no Ponto de Cem Réis, com apresentações das tribos indígenas ‘Africanos’ e ‘Tupy Guanabara’, Clube de Orquestra ‘25 Bichos’ e as escolas de samba ‘Resplendor’ e ‘Império do Samba’.

Programação – A Tribo Indígena ‘Pele Vermelha’, do bairro do Cristo Redentor, é a primeira atração da noite. Segundo relatos de carnavalescos antigos, a agremiação surgiu quando um cidadão conhecido apenas por ‘Antônio’ teve a idéia de fundar um clube e convidou os amigos para participarem.

A primeira reunião aconteceu em 1971, quando optaram pelo nome. A ideia foi de ‘Antônio’, que quando era criança admirava as cores vermelha e branca de uma tribo que existia no bairro da Torre, chamada ‘Peles Vermelhas’. Surgiu então o Clube Indígena ‘Peles Vermelhas’. O primeiro desfile aconteceu em 1972 e a agremiação passou da segunda para a primeira categoria. Após este fato, o grupo foi filiado à Federação Carnavalesca. Atualmente, a Tribo Indígena Pele Vermelha é comandada por Dona Inácia.

A segunda agremiação a se apresentar é a Tribo ‘Ubirajara’, fundada em 1952 no bairro do Rangel. A partir de 1967, a Ubirajara passou a integrar também a categoria adultos (tribo indígena). Desde então, vem concorrendo e obtendo boas colocações no Carnaval de João Pessoa. Acumula vários vídeos realizados para programas de TVs alternativas e entrevistas para teses de universidades, como a Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de São Paulo (USP). A ‘Ubirajara’ foi fundada por José Teixeira Borges, que a dirige até hoje. Suas cores são amarelo, verde, branco e vermelho. A sede fica na rua São Judas Tadeu, 256, no bairro do Rangel.

O Clube de Orquestra ‘Piratas de Jaguaribe’, que leva as cores preto, branco, amarelo e vermelho, coleciona vários títulos no Carnaval. O Clube, fundado em 1930, por um grupo de amigos da comunidade, tinha nos adereços e alegorias apenas o preto e o branco. Sua primeira sede ficava na avenida Vera Cruz, em Jaguaribe. O primeiro presidente foi Osvaldo Costa. Atualmente, tem na direção Humberto Coutinho. Fechando a programação da noite, acontece a apresentação da Escola de Samba ‘Pavão de Ouro’, do bairro São José. A agremiação estréia este ano no Carnaval Tradição.

Saiba Mais – O Carnaval Tradição já foi incorporado ao calendário de eventos tradicionais da cidade, animando as ruas desde 1918. O início da festa coincide com a data de fundação da Tribo Indígena Africanos, do bairro da Torre. Já as Prévias do Carnaval Tradição estão na sua quinta edição.