Prévias do Carnaval Tradição são abertas no bairro do Roger

Por - em 21

As ruas da Capital ganharão a partir desta sexta-feira (4) o colorido e a animação das ‘Prévias do Carnaval Tradição’. A abertura das prévias acontece às 20h, no bairro do Roger, na Rua Juiz da Gama e Melo, com apresentações das tribos indígenas “ Tupy Guanabara”, de Santa Rita, “Xavantes”, de Bayeux, escolas de samba ‘Catedráticos do Ritmo’ e ‘Império do Samba’, ambas do Roger. O evento, já em sua sexta edição, acontece sempre a partir das 20h, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Além do bairro do Roger, mais quatro bairros vão receber a programação das Prévias do Carnaval Tradição.

Confira a programação:

Sexta-feira (11) – o bairro de Mandacaru recebe o evento na Rua G. Mascarenhas de Morais, popularmente conhecida como Cinco Bocas, com o desfile das tribos indígenas ‘Tupy Guarany’, ‘Tupinambás’ e ‘Guanabara’, todas do bairro de Mandacaru, além do Clube de Orquestra Sai da Frente Dona Emília, do Rangel e Escola de Samba Independentes de Mandacaru.

Sexta-feira (18) – é a prévia de Cruz das Armas na Rua Presidente F. Antônio, mais conhecida como ‘Rua do Rio’, com apresentações das tribos indígenas ‘Tabajara’, do Alto do Mateus, ‘ Papo Amarelo’, de Cruz das Armas, ‘Pela Vermelha’, do Cristo, ‘Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada’ e ‘Escola de Samba Pavão de Ouro’, do Bairro São José.

Quinta-feira (24) – é a vez do bairro da Torre receber o colorido das agremiações, na Avenida Santa Julia, com a presença marcante das tribos indígenas ‘Africanos’ e ‘Flexa Negra’, de Cruz das Armas, ‘Ubirajaras’, do Rangel, Clube de Orquestra São Rafael, da Comunidade São Rafael, no Castelo Branco, ‘Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre’ e ‘Escola de Samba Malandros do Morro’, da Torre.

Sábado (26) – o bairro de Jaguaribe encerra oficialmente o roteiro das ‘Prévias do Carnaval Tradição’, no sábado (26), na Praça Onze, com apresentações do ‘Clube de Orquestra Piratas de Jaguaribe’, ‘Clube de Orquestra 25 Bichos’, de Jaguaribe, ‘Tribo Indígena Pele Vermelha’, do Cristo, ‘Escola de Samba Mirassol, do Padre Zé e Urso Folião, de Santa Rita.

História – O Carnaval Tradição já foi incorporado ao calendário de eventos tradicionais da cidade, animando as ruas desde 1918. O marco inicial foi a fundação da Tribo Indígena “Africanos”, do bairro da Torre.

A partir de 1930, foram surgindo mais agremiações, nas categorias tribo indígena, clube de orquestra e escola de samba. Outro segmento surgido posteriormente foram os blocos de arrasto comunitários, os ursos de carnaval, conhecidos como ala ursas, além das batucadas. O desfile oficial acontece na semana do Carnaval, que começa dia 5 março.