Primeira etapa do Orçamento Democrático reuniu mais de 3,5 mil

Por - em 24

As discussões das prioridades de investimentos que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) fará em 2009 na cidade levaram 3.584 pessoas às Reuniões Regionais realizadas nas 14 regiões em que a Capital foi dividida. A primeira etapa foi encerrada na quinta-feira (27), com o encontro da gestão municipal e a população da 7ª região orçamentária.

O Ciclo do Orçamento Democrático prosseguirá com a segunda etapa, a Assembléia Geral dos Delegados, marcada para o dia 12 de abril. Desde a implantação do Orçamento na Capital em 2005, mais de 184 mil pessoas participaram ou tiveram acesso ao ciclo orçamentário.

Na terceira etapa, a população voltará a discutir com o Governo Municipal as questões da cidade a partir das Audiências Populares Setoriais, que envolvem as secretarias e órgãos com o maior volume de demandas apontadas nas prioridades e solicitações públicas durante a primeira etapa.

Na primeira dessas audiências setoriais, a população da cidade se reunirá, no dia 6 de maio, com representantes da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e da Secretaria de Esportes, Juventude e Recreação (Sejer). A segunda plenária, marcada para o dia 8 de maio, envolverá as discussões da pasta da Saúde. Finalizando a terceira etapa do ciclo, no dia 13 de maio os moradores da cidade debaterão com os representantes das secretarias da Infra-Estrutura e do Planejamento (Seplan).

A coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos, destacou que a população levou temas que geraram grandes debates sobre a cidade, o que demonstra a importância deste canal de diálogo entre a gestão e a sociedade. “Há um movimento interessante da população buscando esses espaços que o Governo Municipal criou para o diálogo. Muitos debates importantes a respeito das regiões e da cidade como um todo foram levados para o Orçamento Democrático e isso faz com que o Governo se aproxime dos anseios e reivindicações da sociedade. O Orçamento é um instrumento de participação popular consolidado na nossa cidade”, frisou.

O Ciclo do Orçamento Democrático 2008 será encerrado a partir de sua quarta etapa, com a avaliação geral no dia 6 de dezembro, mas bem antes disso, em 26 de setembro, delegados, conselheiros, sociedade civil e Governo Municipal realizam a entrega da Lei Orçamentária Anual (LOA) à Câmara Municipal.