Primeira fase do Jampa Digital beneficia Tambaú e Cabo Branco

Por - em 27

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lançou, na última sexta-feira (19), o projeto “Jampa Digital”, que disponibiliza serviço de Internet gratuita para a população pessoense. De acordo como o diretor de informática da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Flávio Mendes, neste primeiro momento o sinal está disponibilizado para todos os usuários que estão entre o Busto de Tamandaré, na praia do Cabo Branco, até a “Feirinha”, em Tambaú, tendo um raio de ação de até 200 metros no entorno das antenas de transmissão. Flávio Mendes informa que o cadastro de acesso dos usuários será efetivado em breve.

As próximas áreas a serem contempladas pelo projeto serão: Praça da Amizade, no bairro do Rangel; Praça do Coqueiral, em Mangabeira, e no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. Para tirar dúvidas sobre o funcionamento do “Jampa Digital”, o usuário deve acessar a página do programa na Internet através do endereço (www.jampadigital.com.br), e clicar no link Dúvidas.
Acessando o link, o internauta terá à sua disposição um espaço para formular perguntas, que serão encaminhadas para os operadores do sistema. A resposta virá via e-mail de forma célere. Flávio Mendes informou que o “Jampa Digital” tem caráter pedagógico e social, citando que os maiores beneficiados serão os estudantes e pessoas interessadas em realizar pesquisas na Internet.

Ele explicou que o projeto não foi formatado para competir com as lan houses, havendo restrições para alguns serviços, como, por exemplo, executar dowloads de músicas, filmes e fotografias. “Os usuários terão acesso ao site da Prefeitura (www.joaoepessoa.pb.gov.br), abrir seus e-mails pessoais e sites de órgãos públicos. Outro exemplo: um turista poderá ter acesso ao google maps e obter a localização desejada. A velocidade do sistema é de 100 kbps”, observou.

Etapas – A primeira etapa do projeto abrange a orla pessoense entre Cabo Branco e Tambaú, com a instalação de antenas para transmissão do sinal. Cada antena instalada na Orla vai permitir que cerca de 600 pessoas se conectem a Internet ao mesmo tempo. Ao todo, podem ser realizados 6 mil acessos simultâneos. A próxima etapa será a disposição do sinal em 14 praças da cidade.
Já foram investidos no Jampa Digital cerca de R$ 27 milhões na compra de equipamentos, que dão infraestrutura física de tráfego ao sinal, e também em aplicativos e conteúdos. Por ano, devem ser utilizados cerca de R$ 10 milhões em recursos provenientes do Governo Federal e da PMJP.

Acesso – Os moradores da Capital de outros bairros da cidade podem se beneficiar do projeto utilizando uma Estação Digital montada no Busto de Tamandaré. No local foram instalados 20 computadores com acesso à Internet através do projeto “Jampa Digital”. A estação vai ficar instalada no local durante 30 dias e vai funcionar das 9h às 22h.
Para acessar o “Jampa Digital” basta ter um computador portátil – notebook, netbook ou laptop – ou de mão – PDA’s – ou mesmo celulares e smartphones com a tecnologia de conexão WI FI (sem fio).