Primeiro dia de obras da PMJP muda paisagem em Riachinho

Por - em 35

O primeiro dia de obras da Comunidade do Riachinho, no Bairro Treze de Maio, mudou a paisagem da Avenida Botto de Menezes durante todo dia desta terça-feira (29). Trânsito paralisado e máquinas dando os primeiros passos para uma ação que promete melhorar a vida de quem mora naquela região. Apesar do tamanho da obra, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) não registrou grandes transtornos entre motoristas e moradores do local. A intervenção é realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra)

De acordo com o gerente operacional da STTrans, Klebson França, o bloqueio gerou alguns pontos de lentidão em ruas que foram usada como rota alternativa, como foi o caso da Avenida Tertuliano de Brito ( rua do Hospital Edson Ramalho), decorrente do aumento no volume de tráfego naquela área.

Klebson afirmou que nos horários de pico será mais complicado para as equipes que estão de plantão no local. “Nossa preocupação é com os finais de tarde quando teremos mais trabalho com o grande fluxo de veículos na volta para casa”, disse o gerente operacional.

Cerca de 20 agentes de trânsito estarão trabalhando todos os dias para orientar motoristas durante o período das obras. A previsão é que a interdição seja necessária por 60 dias.

O advogado Renato Meireles, que mora no Bessa e normalmente usa a Avenida Botto de Menezes para ir ao trabalho, não reclamou da alteração no tráfego: “Por ser uma obra em benefício da população não há porque reclamar, o jeito é esperar, ter paciência até a conclusão dos trabalhos”, salientou.

Obras – De acordo com Eric Grisi, engenheiro responsável pelas obras em Riachinho, as duas principais intervenções são as obras de construção de uma passarela sobre o Rio da Bomba. O que vai facilitar o acesso dos moradores da área ao Centro da cidade. E a drenagem do Rio para aumentar a vazão, evitando assim o alagamento das Comunidades ribeirinhas no período chuvoso.

Segundo o encarregado da obra, eles vão usar uma retroescavadeira para abrir a Avenida Botto de Menezes e fazer uma escavação. Em seguida, será realizada a substituição de um bueiro duplo tubular de 1.000 mm, por outro triplo tubular com diâmetro de 1.500 mm e extensão de 34 metros. E por fim, fazer a pavimentação da avenida novamente.

Nova rota – Motoristas que partem do bairro de Tambiá, próximo ao Parque Arruda Câmara (Bica) em direção aos bairros 13 de Maio, Mandacaru e adjacências terão que buscar rotas alternativas para chegar aos seus destinos. O mesmo vale para quem deseja ir aos bairros do Bessa, Manaíra e Tambaú pela Avenida Tancredo Neves.

A partir da Avenida Botto de Menezes com a Barreto Sobrinho (Tambiá) o bloqueio é parcial, sendo o trânsito liberado até a entrada do Condomínio Arruda Câmara. Desse ponto em diante o bloqueio é total, não havendo mais condição de tráfego.

Quem vem da Tancredo Neves para o Centro deve seguir pela Avenida Airton Senna até o Varadouro ou passar pela Avenida Mandacaru, seguindo pela Rua Francisca Moura até a rotatória do Cemitério Santa Catarina, entrando na Avenida Santa Catarina em direção a Epitácio Pessoa.

Os motoristas que vêm do bairro Tambiá sentido praia terão que seguir pela Barreto Sobrinho até chegar a Avenida Airton Senna (Baixo Róger), Avenida Mandacaru e, finalmente, Avenida Tancredo Neves até o seu destino final.

Transporte – As linhas de transporte coletivo que circulam na Avenida Boto de Menezes (600-Opcional / A600; 601; 602 e 603-Convencionais) terão seus itinerários alterados e seguirão a seguinte rota:

Sentido Centro/bairro:

Rua Dep. Barreto Sobrinho – Av. Bandeirantes – Av. Gouveia Nóbrega – Rua Elpídio Alves da Cruz – Rua Cordeiro Senior – Av. Airton Senna da Silva – Rua Mardokeu Nacre – Av. Fagundes Varela e Av. Mandacaru.

Sentido bairro/Centro:

Avenida Mandacaru – Rua Vicente Lucas Borges – Rua José Gonçalves – Rua Coronel Barata – Rua Telegrafista Armando Pessoa – Rua Dep. Tertuliano de Brito – Rua Eugênio Lucena Neiva – Rua Sindio Figueiredo – Rua dep. Barreto Sobrinho – Avenida Desembargador Boto de Menezes e Avenida. Princesa Isabel.