Procon-JP apreende mercadorias impróprias em supermercados

Por - em 21

Cerca de 630 quilos de alimentos impróprios para o consumo e com validade vencida foram apreendidos nesta quinta-feira pelo Procon de João Pessoa. O material estava sendo comercializado em dois supermercados da Capital, o Bompreço (Praça Castro Pinto – Jaguaribe) e o Atavarejo. A ação foi realizada de forma conjunta com o Ministério Público Estadual e outros órgãos públicos.
 
No Bompreço, os fiscais do Procon-JP recolheram 230 quilos de alimentos com validade vencida e ainda impróprios para o consumo devido ao mau acondicionamento, mesmo estando dentro do prazo de validade.
 
No Atavarejo, a fiscalização apreendeu 403 quilos de alimentos, a maioria embalada a granel. Dentre os alimentos apreendidos estão embalagens com queijos, carnes, frango, lingüiça e salsicha. O estabelecimento foi autuado também por dispor de um número insuficiente de leitores ópticos para conferência de preços dos produtos e ainda por não colocar de forma destacada as mercadorias em promoção que estão com validade próxima do dia de vencimento.
 
Os dois estabelecimentos foram autuados e têm dez dias para apresentar defesa. Ambos podem ser multados em até 3 milhões de Ufirs municipais (que equivale a cerca de R$ 20,00 cada Ufir). O Bompreço foi autuado também por não disponibilizar empacotadores, descumprindo, assim, a Lei municipal 1.589/2002.