Procon-JP celebra 18 anos do Código do Consumidor

Por - em 48

Uma festa com direito a orientação ao consumidor, palestra educativa e até bolo de aniversário. Foi assim que consumidores e funcionários do Procon de João Pessoa comemoraram durante todo a quinta-feira (11) o aniversário de 18 anos do Código de Defesa do Consumo (CDC).

Desde o início da manhã, servidores prestaram orientações aos consumidores em uma tenda instalada no estacionamento do órgão, com distribuição de material educativo e entrega de exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Os consumidores que visitaram o Procon-JP obtiveram mais informações sobre os seus direitos nas relações de consumo e puderam também participar da festa, com direito a parabéns e bolo de aniversário.

No período da tarde, a comemoração continuou com a realização de uma palestra na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), localizada na Avenida Trincheiras, em Jaguaribe. Cerca de 60 pessoas presentes ao evento puderam tirar dúvidas quanto a seus direitos, além de receber material educativo sobre medicamentos genéricos e com artigos do Código de Defesa do Consumidor.

O coordenador-adjunto do Procon de João Pessoa, Haroldo Pimenta, ressaltou a importância do surgimento do CDC como instrumento de cidadania para a população. E comentou que os consumidores estão cada dia mais conscientes e conhecedores de seus direitos. “Temos muito o que comemorar com a criação do Código de Defesa do Consumidor”, ressaltou.

Uma prova dessa maior consciência sobre os direitos nas relações de consumo é o crescimento na busca de orientação nos órgãos de defesa do consumidor. No Procon-JP, por exemplo, a cada ano o número de reclamações registradas aumenta. Em 2005 foram 4.454 processos, já em 2007 esse número chegou a 6.800.