Procon-JP constata variação de 34,8% no preço do aparelho de celular

Por - em 31

O celular é um dos itens mais procurados quando se trata de presentes. E no Dia das Crianças não poderia ser diferente. As opções de operadoras, modelos e tarifas de serviços cobradas são bem variadas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Procon de João Pessoa, entre os dias 4 e 5 de outubro, a variação nos preços dos celulares pré-pago chega até a 34,8%. O consumidor poderá encontrar o mesmo modelo de aparelho celular, da mesma operadora, com uma diferença de até R$ 151,00 de uma loja para outra.

Uma tendência percebida na pesquisa em comparação com anos anteriores é que as variações nos preços dos produtos estão menores. Alguns itens têm o mesmo valor em lojas diferentes, como é o caso do celular Motorola W375 (pré-pago Claro), que custa R$ 299,00 em três estabelecimentos diferentes da Capital.

A pesquisa revela ainda que um mesmo aparelho celular possui diferença de preço considerável ao ser adquirido por operadoras diferentes. Neste caso, o preço cobrado pelo minuto de ligação em cada operadora é que fará a diferença para a economia do consumidor. “Deve-se verificar o custo/benefício da minutagem em cada uma das operadoras de telefonia móvel”, ressaltou o coordenador de pesquisas, Helton Renê.

A pesquisa será disponibilizada no site da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br), no link Procon, na parte de Pesquisas de preços. O consumidor poderá adquirir também uma cópia da pesquisa na sede do órgão, localizada na Av. Pedro I, 331, Centro.

Acesse aqui a pesquisa.