Procon-JP cria folder com dicas para evitar acidentes no São João

Por - em 37

Comidas e danças típicas, fogueiras e queima de fogos. Essas são algumas das tradições das festas juninas comemoradas em diversas cidades brasileiras. Mas, para que a festa não se transforme em preocupação, o Procon de João Pessoa elaborou um folder com dicas para que o consumidor se previna contra acidentes com fogos de artifício e fogueiras.

É bom ressaltar que queimar fogos não é brincadeira, pode provocar queimaduras graves e até mesmo mutilar uma parte do corpo. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), nos períodos das festas juninas os atendimentos em hospitais chegam a dobrar por causa de queimaduras com fogos de artifício ou até mesmo com fogueiras. E o pior de tudo é que a maioria das vítimas são crianças.

Contudo, para evitar acidentes, basta tomar alguns cuidados, a exemplo de não soltar fogos em ambientes fechados e ainda observar atentamente as instruções de uso dos produtos indicadas nas embalagens.

Estas dicas estão presentes no material educativo disponibilizado pelo Procon-JP, que instrui também para a classificação de idade para manuseio dos fogos de artifício. O folder pode ser consultado ao acessar o link http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/procon/dicas/.