Procon-JP divulga pesquisa sobre preços de mensalidades escolares

Por - em 24

O Procon de João Pessoa (Procon-JP) divulgou, nesta sexta-feira (11), uma pesquisa sobre as mensalidades escolares cobradas em 22 estabelecimentos de ensino da Capital. Foram colhidos valores desde a pré-escola até o ensino pré-vestibular.

A pesquisa tem função apenas informativa, para orientar os pais quanto aos valores cobrados pelas escolas. Contudo, não está sendo apresentada a variação de preços das mensalidades, visto que os serviços oferecidos variam de um estabelecimento para outro e é preciso levar em consideração o custo/benefício.

Orientações – Antes de fazer a matrícula dos filhos, o Procon-JP orienta os pais para que procurem visitar as instalações da escola e questionem sobre metodologia de ensino, espaços físicos como biblioteca e locais destinados à prática de esportes etc.

A respeito das mensalidades, o consumidor deve se informar sobre a possibilidade de obter descontos para pagamento antes do vencimento do carnê. Vale lembrar que esse desconto não é obrigatório, mas é obrigação dos pais pagarem em dia a mensalidade escolar.

Outro ponto a ser colocado é que nenhuma escola pode obrigar os pais a adquirirem o material escolar em determinada livraria ou papelaria. As instituições de ensino particular devem fornecer a lista de material e os pais podem escolher onde efetuar a compra.

É importante observar ainda que nenhum estabelecimento educacional está autorizado a vender material escolar, salvo os sistemas de ensino que possuam livros próprios. Nesses casos, mais uma vez os pais precisam analisar o custo/benefício de matricular os filhos nessas escolas, levando em conta o valor cobrado por esse material.

Em relação a material escolar, o Procon-JP irá divulgar a primeira pesquisa na próxima segunda-feira (14), e fará o levantamento semanalmente, a fim de monitorar as variações ocorridas no período.

Clique aqui para conferir a pesquisa.