Procon-JP orienta consumidores em feira no Espaço Cultural

Por - em 85

O Procon de João Pessoa está atendendo aos consumidores em um estande na Multifeira Brasil Mostra Brasil, no Espaço Cultural, e fiscalizando a comercialização de produtos e serviços no local. As equipes de fiscalização do órgão estão verificando se os boxes estão expondo os preços nas mercadorias e combatendo o estabelecimento de valor mínimo para pagamento das compras no cartão de crédito.

De acordo com o chefe de fiscalização, Vamberto Alexandre de Sousa, os fiscais estão fazendo uma ronda pelos corredores da feira e orientando os expositores a se adequar à lei, caso sejam encontradas pendências. Mas ele destaca que o principal trabalho realizado na feira é o de orientação aos consumidores. “Muitas pessoas têm dúvidas e às vezes não nos procuram. Esta é a oportunidade para os consumidores conhecerem melhor os seus direitos”, disse.

Desde o primeiro dia da feira, as principais demandas apresentadas são dúvidas em relação aos serviços essenciais, como abastecimento de água, energia e telefonia. Sousa explicou que os fiscais ficam de plantão durante todo o horário da feira, das 16h às 23h. Ele alerta que se os consumidores encontrarem alguma irregularidade no local, devem procurar o estande do órgão para denunciar. “É importante que as pessoas desenvolvam a postura de fiscalizar os seus próprios direitos”, destacou.

Consumidor – Para o comerciante Antônio Soares, foi uma oportunidade de tirar dúvidas sobre o que está sendo feito em relação às empresas de telefonia móvel. “O pessoal me explicou que as empresas já foram autuadas e me orientou sobre a forma como devo proceder em casos de problemas no serviço prestado. A gente tem mesmo é que procurar o Procon para denunciar esses problemas”, disse.