Procon-JP orienta sobre quitação de contas durante greve bancária

Por - em 29

O Procon de João Pessoa (Procon-JP) orienta os consumidores para que procurem meios alternativos na hora de pagar contas durante a greve dos bancários, a exemplo de caixas eletrônicos, correspondentes bancários e casas lotéricas. A paralisação dos bancários teve início na quarta-feira (8) em todo o Brasil.

O coordenador-geral do Procon-JP, Sandro Targino, alerta os consumidores para que não deixem de pagar as contas durante a greve, pois a paralisação não é justificativa para a não quitação dos débitos. “Procure todos os meios para pagar seus débitos, seja através dos caixas eletrônicos, nas casas lotéricas ou até mesmo pela Internet”, informou ele. Contudo, caso não o consumidor não consiga, deve registrar reclamação em um órgão de defesa.

Apesar de considerar as reivindicações dos bancários legítimas, o Procon-JP entende que eles devem respeitar a Lei da Greve, ou seja, garantir o atendimento mínimo de 30% nas agências bancárias. O órgão tem conhecimento que alguns consumidores estão impossibilitados de fazer depósitos ou saques nos caixas eletrônicos, e isto pode ocasionar prejuízo aos correntistas.

Por conta disso, o órgão não descarta a possibilidade de ingressar judicialmente para exigir o cumprimento da lei. Todavia, só adotará alguma medida dependendo do resultado da audiência no Ministério Público do Trabalho e o Sindicato dos Bancários, que deve acontecer na tarde desta quinta-feira (9).