Procon-JP realiza Operação Brinquedo Legal em João Pessoa e registra baixo índice de apreensão

Por Mônica Melo - em 195

O Procon-JP está realizando durante toda esta semana a Operação Brinquedo Legal em algumas das principais lojas que comercializam brinquedos na Capital. No total, até o final da ação, 19 lojas devem ser averiguadas.

De acordo com o chefe do Setor de Fiscalização do Procon Municipal, Walter Pedro,  até agora foi registrado apenas um auto de infração e cinco brinquedos foram apreendidos. Esse número é bastante diferente do que foi registrado em 2017, quando mais de mil brinquedos foram apreendidos durante a Operação.

Durante a Operação, os fiscais observam a presença do selo Inmetro no brinquedo, bem como as informações de segurança, procedência e indicação de faixa etária. Os brinquedos em desacordo com essas normas são apreendidos.

Ainda de acordo com Walter Pedro, a redução no número de apreensões é resultado do “susto” que muitos comerciantes tiveram com a última operação e, por isso, perceberam a importância de se adequar as normas. “Foi uma drástica redução. Isso significa que a Operação do ano passado rendeu bons frutos, mostra que agora os comerciantes estão mais conscientes da necessidade de seguir essas normas e tomaram as providências necessárias”, avaliou.