Procon-JP, Semam e Abrasel lançam campanha no festival gastronômico Brasil Sabor que ocorre em maio

Por Evanice Gomes - em 314

A campanha ‘De bem com a Vida’, parceria do Procon-JP e Semam-JP, foi abraçada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que fará o lançamento do projeto para o segmento no Brasil Sabor, festival gastronômico que ocorre no início de maio em todo País, e que em João Pessoa se realiza no Espaço Cultural. Um stand será todo composto de produtos alternativos em substituição aos canudos, copos, pratos e talheres de plástico.

A reunião, que ocorreu nesta quinta-feira (04) entre o Procon-JP, Semam e Abrasel, discutiu questões alternativas para o uso do canudinho de plástico nos bares, restaurante e similares. No encontro também ficou definido que ainda neste mês, as secretarias municipais participarão da assembléia dos associados da Abrasel para preparação do festival.

No último mês de março, o Procon-JP e a Semam-JP deram início à parceria ‘De bem com a vida’, que trata do consumo sustentável e que tem o objetivo de conscientizar – consumidores e fornecedores – a práticas ecologicamente corretas no dia a dia para o bem-estar de toda população. O primeiro alerta foi a campanha educativa para que todos evitem o uso indiscriminado do canudinho de plástico, que polui o meio ambiente de forma quase que irreversível.

Primeiro alvo – O canudinho é o primeiro alvo das duas secretarias entre os produtos à base de plástico, a exemplo de copos, pratos, sacolas, etc. “Nesta primeira reunião que ocorreu aqui no Procon-JP, abordamos formas alternativas para substituir o canudinho de plástico junto aos representantes dos bares, restaurantes e similares da Capital. O encontro foi muito proveitoso e agora temos na Abrasel mais um parceiro para nos ajudar a, pouco a pouco, abolir o plástico do nosso dia a dia. Tudo, claro, dentro da viabilidade prática. Trabalhar o consumo sustentável é hoje uma necessidade”, explica Helton Renê.

Semam – A Secretaria do Meio Ambiente colocou seu ‘aparato’ técnico para viabilizar as ações ambientais no que diz respeito à campanha. “Já estamos discutindo alternativas e procurando viabilizar a substituição do canudo de plástico por outros materiais. Além dos biodegradáveis, já pensamos em alternativas à base da própria natureza”, salientou o coordenador jurídico da Semam, Jam’s Temoteo, que estava acompanhado de Neide Martins, do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) na reunião.

Abrasel – O presidente da Abrasel, Arthur Lira, se entusiasmou com o projeto. “Estamos juntos nessa parceria pelo bem de João Pessoa e da população. Vamos entrar na campanha ‘De bem com a vida’ já no festival gastronômico Brasil Sabor no início de maio e com um stand totalmente ecologicamente correto. Vamos iniciar pelos canudos, mas ampliaremos também para outros produtos à base de plástico. Estamos juntos nessa campanha pelo bem-estar de nosso planeta e de nossa cidade”, disse.

Ampliação – A secretária-adjunta do Procon-JP, Maristela Viana, adiantou que o presidente da Abrasel trouxe a informação de que existem distribuidores de canudinhos biodegradáveis em João Pessoa. “Como já existe essa possibilidade de fornecimento, discutimos também a ampliação dos apoios, a exemplo do pessoal dos quiosques da praia. Nosso objetivo é que a campanha contra os plásticos atinja todos os setores que pudermos alcançar. Sabemos que a saúde do meio ambiente depende de cada um de nós e é nossa responsabilidade ter esse zelo”, ressaltou.