Procon Municipal monta tenda para orientar consumidores

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Durante esta terça-feira (15), todos os consumidores que passaram pela Avenida Pedro I, receberam exemplares do Código de Defesa do Consumidor e Cartilhas que orientam o consumo consciente. O Procon Municipal moutou uma tenda na avenida, para fazer o atendimento e ouvir reclamações, afinal é dia do Consumidor.

A data foi Instituída em 1952, e é uma boa chance para reforçar que o consumidor é protegido por lei, e tem o Código de Defesa do Consumidor ao seu favor para evitar que possíveis prejuízos ou outros problemas durante a compra de um produto ou serviço.

Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire um produto ou serviço para uso próprio. As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores, e tudo o que oferecem aos consumidores deve ter qualidade, preço justo e proporcionar as utilidades anunciadas, sem enganar o comprador. Esse é um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, que criou o Código de Defesa do Consumidor.

A orientação do Procon de João Pessoa neste dia é para que todos consigam defender seus interesses, para isso, é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento sendo cuidadoso e vigilante.

Relatório de atendimento
– O Procon mostra que de janeiro a março foram abertas 847 reclamações no órgão. Desse total, 265 casos foram resolvidos por meio da linha direta, isto entre as 29 empresas cadastradas pelo órgão. As reclamações relacionadas a produtos vendidos com vício lideram a lista, com 517 registros. Já os assuntos financeiros, problemas com cartões de crédito e serviços bancários estão em segundo lugar com 402 reclamações.

A terceira maior causa de insatisfação do consumidor pessoense é com os serviços essenciais, água, luz e telefone. Entre as empresas a que mais motivam as reclamações dos consumidores, estão o Banco Ibi, Atacadão dos Eletros, Carrefour, LG e OI.

O Procon atende de segunda á sexta-feira, das 8h às 18h por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor ou por telefone 08000832015.