Professores assistem a oficina sobre Educação Patrimonial

Por - em 25

Professores e técnicos da rede municipal de ensino participaram na manhã  desta quarta-feira (8) do primeiro dia de atividades da oficina de  Educação Patrimonial, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural (Probech), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

O objetivo da atividade é preparar, a partir de uma discussão interna, um modelo educacional e de conhecimento na área que deverá ser implantado nas salas de aula a partir de 2010. O evento acontece até a próxima sexta-feira (10), das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Cultural São Francisco. Além da troca de experiências que fomentam o crescimento da identidade cultural, os participantes aprenderam sobre mecanismos de valorização do patrimônio que se somam as ações desenvolvidas pela Probech para a preservação histórica da Capital, juntamente com as secretarias municipais de Turismo e de Educação, além de parceiros como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e o próprio Iphan.

O coordenador da Probech, Fernando Moura, explicou que os educadores vão elaborar, a partir do foco da discussão, um núcleo de estudo, análise, metodologia e conhecimento. “Esse é o primeiro passo que irá possibilitar a perpetuação para as futuras gerações dos princípios de educação, respeito e preservação do patrimônio cultural”,  enfatizou Fernando Moura.

Diante de várias experiências bem sucedidas de recuperação do cenário histórico e patrimonial da cidade de João Pessoa, que culminou na conquista de uma das categorias mais significativas da edição 2009 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, instituído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura (MinC), a superintendente da 20ª região – Paraíba – Rio Grande do Norte, Eliane Castro, ressaltou esse momento como o ponto mais alto de reconhecimento para as ações do Governo Municipal. “A cidade de João Pessoa recebeu o ‘Oscar’ do patrimônio cultural”, comemorou Elaine.