Professores da rede municipal de ensino concluem Curso Básico de Libras

Por - em 47

Cerca de 80 professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa irão se formar nesta quarta-feira (7), às 19h, no Curso Básico de Libras. O evento será no Centro de Capacitação de Professores Luiz Alberto Coutinho (Cecapro), localizado na avenida Beira Rio.

Foram seis meses de curso na Escola Matias Freire, no bairro da Torre, ministrado, uma vez por semana, por cinco professores estagiários surdos de Letras/Libras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Durante a formatura todos os formandos irão fazer as apresentações em Libras. Para a especialista Rosângela Ferreira de Melo o curso vai melhorar o relacionamento do professor com o aluno. “O professor agora vai poder interagir melhor com o aluno surdo sem precisar de um intérprete. Isso, com certeza, vai facilitar o aprendizado em sala de aula”.

Uma das metas do programa Educação Especial para 2012 é poder oferecer o Curso Intermediário de Libras para esses professores. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 130 alunos surdos distribuídos em sete escolas pólos onde está funcionando o programa “Educação Bilíngüe: fazendo a diferença pelo diferente”.

As escolas pólos são: Escola Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias; Escola Leonel Brizola, na Beira Rio; Escola Padre Leonel da Franca, no Geisel; Escola Zulmira de Novaes, em Cruz das Armas; Escola João Santa Cruz, Bairro dos Novaes; Escola Índio Piragibe, em Mangabeira; Escola Durmeval Trigueiro Mendes, no Cristo.