Professores da rede municipal participam de seminário sobre cordel

Por - em 84

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) vai realizar durante toda esta quarta-feira (21), das 8h às 12h e das 14h às 17h, o VII Seminário de Literatura de Cordel, no auditório do Centro de Capacitação de Professores Luiz Alberto Coutinho (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio. A iniciativa faz parte do projeto “Cordel na sala de aula”, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa e que busca a inserção da literatura nordestina no desenvolvimento e aprendizado dos alunos.

O evento será voltado para professores de português, artes, polivalentes e também estará aberto para outras disciplinas caso o professor tenha interesse. O objetivo é orientar os docentes como trabalhar a literatura de cordel com os alunos da rede municipal de ensino.

“O cordel é uma cultura nossa e que está distante da escola. Por isso nós buscamos trazer para perto dos nossos alunos”, disse a coordenadora do projeto “Cordel na sala de aula”, Laura Maurício.

Programação – No período da manhã o palestrante será o professor de literatura da Universidade Federal de Campina Grande, Helder Pinheiro. Ele irá ler e debater folhetos como ‘O cego no cinema’, de Jô Soares; ‘Viagem à Santa Vontade’, de Maria Godelivie; além de estrofes que exploram o bom humor.

Já no período da tarde, a ministrante será a coordenadora do projeto ‘Cordel na sala de aula’ Laura Maurício, que irá apresentar os procedimentos metodológicos para se construir um cordel e apresentar os resultados obtidos com os alunos na sala de aula. Haverá ainda apresentação teatral em cordel de duas peças: “A cigarra e a formiga”, encenado pelo Centro de Referência de Educação Infantil Júlia Ramos; e a peça ‘O patinho feio’, apresentada pela escola municipal José Novais. Ao final do seminário, todos os participantes recebem um certificado de participação.