Professores da rede municipal são homenageados pela PMJP

Por - em 52

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vai homenagear mais de três mil professores das 92 escolas municipais e 39 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) em dois dias de atividades. O prefeito Luciano Agra participa da abertura das festividades em um café da manhã que será realizado nesta quarta-feira (13), as 10h, na Escola Municipal José Américo, no bairro que leva o mesmo nome. A festa antecipa o Dia do Professor, comemorado na próxima sexta-feira (15).

Durante o evento de abertura também haverão apresentações musicais com grupos de choro, sexteto, voz e violão e dança. “O dia do professor foi feito para celebrar a luta, o trabalho, a vocação de tantos que se dedicam à educação. Parabenizo a todos e me orgulho por integrar um grupo que forma vencedores”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá.

Já na quinta-feira (14), aconteceram apresentações culturais a partir das 10h, na Escola Municipal Américo Falcão, no bairro do Cristo Redentor e na Escola Leonel Brizola em Tambauzinho. Logo mais, as 16h, as festividades acontecem simultaneamente nas Escolas Lui Augusto Crispim, bairro dos Ipês e na ma Escola João Santa Cruz, Bairro dos Novaes.

A data foi escolhida para homenagear o professor porque foi em 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), que D. Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. O decreto dizia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras” e destacava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. A celebração espalhou-se pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar.

Confira o endereço das Escolas onde serão feitas as homenagens:

Dia 13/10 (quarta-feira)
Manhã: 10h
– GINÁSIO DA ESCOLA DAVID TRINDADE
Rua José Mendonça de Araújo, 88 – Mangabeira Procindi
– GINÁSIO DA ESCOLA JOSÉ AMÉRICO
Rua Cel Augusto F. Maia, 307 – Conj. José Américo

Tarde: 16h
– GINÁSIO DA ESCOLA MOEMA TINOCO
End. Rua Severino Bento de Morais, 175 – Funcionários II
– GINÁSIO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
Rua José da Cunha, 101 – Conj. Costa e Silva

Dia 14/10 (quinta-feira)
Manhã: 10h
– GINÁSIO DA ESCOLA AMÉRICO FALCÃO
Av. Dom Bosco, 557 – Cristo
-GINÁSIO DA ESCOLA LEONEL BRIZOLA
End. Rua Maria Caetano F. Lima, 488 – Tambauzinho

Tarde: 16h
– GINÁSIO DA ESCOLA LUIS AUGUSTO CRISPIM
End. Av. Tancredo Neves – Bairro dos Ipês
– GINÁSIO DA ESCOLA JOÃO SANTA CRUZ
End. R. Des. Santo Stanislau, 460 – Bairro dos Novais