Professores de ensino religioso da rede municipal participam de abertura da formação continuada

Por Alexandre Quintans - em 168

Os professores de ensino religioso da rede municipal de Educação de João Pessoa participaram nesta quinta-feira (14) da abertura da formação continuada promovida pela Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A abertura aconteceu no auditório do Centro de Educação da UFPB.

A secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire, esteve presente na abertura e falou da importância desse momento. “É uma parceria que tem rendido bons frutos porque temas bem atuais têm sido debatidos com nossos profissionais. Isso contribui não só para o crescimento dos nossos professores, como também para uma aula mais motivadora e acolhedora para os alunos”, disse ela.

Serão 40 horas de formação com encontros mensais, até o mês de outubro, para os 76 professores da rede. O palestrante na abertura foi o professor doutor da UFPB, Marinilson Barbosa da Silva, que falou sobre ensino religioso nas escolas e cultura de paz. Ele também é líder do grupo de pesquisa Formação, Identidade, Desenvolvimento e Liderança de Professores de Ensino Religioso (Fidelid).

Quem palestrou também foi a professora doutora Danielle Ventura, que é vice-líder do Fidelid e diretora da Escola Municipal Zulmira de Novais. O tema de sua palestra foi “Ensino Religioso nas séries iniciais: práticas metodológicas à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

“Queremos aprimorar os conhecimentos e as dinâmicas pedagógicas do ensino religioso nas escolas, tendo como base o ensino religioso na BNCC, explicou coordenador do Ensino Religioso da Sedec, Antônio Silva.