Professores do ‘Brasil Alfabetizado’ participam de curso de formação

Por - em 49

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu início na manhã desta sexta-feira (4) à formação de 117 professores e coordenadores que farão parte do programa ‘Brasil Alfabetizado’, desenvolvido pelo Governo Federal e que na Capital paraibana conta com o apoio da PMJP. A capacitação acontece até o próximo dia 12, no anexo do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na Avenida Epitácio Pessoa e está sendo ministrada por pedagogos das universidades Federal da Paraíba (UFPB) e Federal de Campina Grande (UFCG).

A formação terá uma duração de 64h/aula. Durante este período, diversos assuntos serão abordados, entre eles ‘História da educação de jovens e adultos’, ‘Perfil do educando e dos educadores’, ‘Concepção da educação na linha Freiriana’, além de oficinas de leitura, escrita e matemática. Está programada, ainda, uma aula de campo, onde os professores percorrerão diversos pontos da cidade de João Pessoa, conhecendo a história e a realidade do município.

O que é – O Programa Brasil Alfabetizado representa uma porta de entrada na cidadania, articulado diretamente com o aumento da escolarização de jovens e adultos e promovendo o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida. O professor recebe uma bolsa-salário de R$ 200,00 e cada coordenador, R$ 300,00.

As aulas do programa começarão no dia 14 deste mês e a conclusão está prevista para 14 de setembro. Estão inscritos 2.522 alunos. Serão 106 turmas espalhadas pelas diversas regiões de João Pessoa. A Sedec realizou acordos com organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, escolas, igrejas, templos e outros locais religiosos da cidade, secretarias da Prefeitura que cederam os espaços para as aulas. Os horários das turmas serão realizados de acordo com o interesse de cadastramento dos alunos interessados. Cada aula terá a duração de 2h30. As turmas comportarão entre 14 e 25 estudantes.

Cada aluno acima de 15 anos pode se inscrever no Programa. Serão oito meses consecutivos de aula, com direito à carteira de estudante, merenda escolar, material didático e livros. A Prefeitura de João Pessoa coordena o Programa e realiza a Formação dos Professores, que prossegue continuadamente durante todo o ano.