Professores do município assistem ao documentário sobre Zé Ramalho

Por - em 39

Professores compenetrados. Este foi o cenário do Seminário sobre o cantor e compositor Zé Ramalho, que abriu as comemorações alusivas ao Ano Cultural 2010 do qual ele é o homenageado. O evento aconteceu durante esta quinta-feira (20), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria e contou a participação de mais de 160 educadores de toda a rede municipal de Ensino.

A programação teve início com a exibição do filme ‘Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhai’, em seguida um debate com o cineasta Elinaldo Rodrigues, sobre a trajetória do cantor paraibano no cenário cultural brasileiro. Houve ainda a exibição de um documentário sobre Zé Ramalho e por fim, uma mesa redonda com as professoras de Música, Caroline Brendel Pacheco e Maura Penna, que discutiram a importância da música na formação cultural da criança e do adolescente.

O intuito do seminário foi oferecer aos professores das Escolas e Creis, subsídios para o desenvolvimento das seguintes ações: Prêmio Estudante Destaque – produção de poemas com tema: Trilhando o imaginário de Zé Ramalho; Festival de Música – produção musical inspirada na obra de Zé Ramalho; e Prêmio Projeto Interdisciplinar – Música Paraibana na Escola. Objetivo alcançado, de acordo com assessora pedagógica do Ano Cultural, Giselma Franco que presenciou o envolvimento dos professores durante todo o evento “eles demonstraram interesse pelo assunto, participando do debate com perguntas e opiniões”.

Para o professor de língua portuguesa, Osman Matos, a iniciativa do projeto é brilhante e deve ser contínua “além de valorizar o artista da terra, o Ano Cultural enriquece os planos de aula, fazendo com que o aluno passe a ter mais gosto pela leitura”.

Prêmio Estudante Destaque – Produção de Poemas com tema: Trilhando o Imaginário de Zé Ramalho – O Prêmio consiste na produção textual no gênero poesia, tomando como referência a obra de Zé Ramalho. O objetivo é estimular a leitura e a produção textual, além de conhecer a poesia contida na música do paraibano Zé Ramalho. Três estudantes serão premiados, sendo um do 4º ano, um do 8º ano do Ensino Fundamental e um do ciclo III da Educação de Jovens e Adultos – EJA, e três professores de cada escola da Rede Municipal de Ensino.

Festival de Música – Produção musical inspirada na obra de Zé Ramalho – Destinado aos estudantes do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental e ciclo III da Educação de Jovens e Adultos – EJA, das Escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de João Pessoa. O Prêmio consiste na produção e desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pelas Escolas e CREIs da Rede Municipal de Ensino, tendo como temática a Música Paraibana na Escola.
Prêmio Projeto Interdisciplinar – Música Paraibana na Escola – O objetivo é estimular e valorizar a produção de ações educativas interdisciplinares. Três projetos desenvolvidos pelas Escolas da Rede Municipal de Ensino serão premiados, sendo um do 1º Segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), um do 2º Segmento Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e um dos CREIs, de acordo com os critérios de julgamento estabelecidos por este regulamento.

Projeto Ano Cultural – Essa é quarta edição do projeto, que teve início no ano de 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008 o Ano Cultural José Lins do Rego e em 2009 o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto. Esse ano o projeto está sendo intitulado Ano Cultural Zé Ramalho, uma homenagem a um artista que amplia a visibilidade do estado da Paraíba com sua música, que rompe as fronteiras regionais e cumpre seu papel de expressão universal. Sua obra se fará presente no cotidiano das escolas da Rede Municipal de Ensino como subsídio para ações educacionais e culturais a serem desenvolvidas por estudantes de todos os níveis da educação municipal.