Professores iniciam expedições ao universo de Zé Lins, segunda-feira

Por - em 29

Cerca de 240 professores da rede municipal de ensino irão ‘mergulhar’ no universo do escritor paraibano José Lins do Rego, a partir da próxima segunda-feira (26). Os docentes participarão de uma expedição fotográfica ao município de Pilar, local onde o escritor nasceu e viveu na infância. A viagem faz parte das atividades do Ano Cultural José Lins do Rego, um projeto da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

A coordenadora do projeto, Rosires de Andrade, explicou que o objetivo principal da expedição é fazer com que os professores interajam com o cenário da vida e obra do escritor. “Queremos proporcionar a eles uma releitura do universo de José Lins do Rego, pois é a partir disso que eles terão mais condições de orientar os alunos e incentivá-los na leitura da obra do paraibano”, comentou.

Na próxima segunda-feira (26) viajam os professores de História e Geografia. Na terça (27) os de Língua Portuguesa e na quarta-feira (28) os de Arte e Educação Física. Rosires de Andrade falou que os docentes são estimulados a conhecer a obra e a vida do escritor já no ônibus, quando será exibido um DVD produzido pela TV Cidade de João Pessoa.

Museu e engenhos
– Em Pilar, os professores irão conhecer um museu e locais importantes na trajetória de José Lins, que influenciaram diretamente os seus romances. A expedição vai passar pelos Engenhos Corredor e Santa Rosa, o primeiro inspirou o livro ‘Menino de Engenho’ e o segundo aparece em outras obras do autor.

“Ficção e realidade estão presentes na obra de José Lins. A linguagem utilizada por ele em seus livros se aproxima muito da linguagem do povo. Para muitos, esse era um ponto negativo de sua obra, mas com o passar do tempo, percebeu-se que ele queria mesmo era valorizar a cultura popular e saber que brota das raízes do nosso povo”, ressaltou Rosires.

Programação – O projeto Ano Cultural José Lins do Rego terá continuidade no dia 12 de junho, quando acontece o seminário ‘Memória e Cultura em José Lins do Rego’, das 8h às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

No mês de agosto serão exibidos filmes nas escolas municipais envolvendo a obra ‘Menino de Engenho’. De 25 daquele mês a 3 de outubro, acontecem as inscrições para os alunos que desejarem participar dos prêmios ‘Ilustração Menino de Engenho’, ‘Estudante Destaque’, com produção textual que abordará o tema ‘Menino deste lugar’, e o projeto interdisciplinar ‘José Lins nas escolas’.

O encerramento do projeto ocorre no dia 14 de novembro, a partir das 15h, com a exibição de um DVD a ser produzido ao longo das atividades, além do lançamento do livro ‘Cartas para Alice’, da escritora Maria Christina Lins do Rego Veras, filha do escritor.