Professores municipais participam de seminário sobre paz e cidadania

Por - em 34

Paz se aprende também em sala de aula. Com este objetivo, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por sua divisão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realiza no próximo sábado (10), o Seminário Paz e Cidadania, de 8h às 12h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. O evento faz parte da formação continuada dos professores da EJA.

Na programação, estará presente André Porto, coordenador da Caravana Comunidade Segura -Viva Rio, que discutirá o tema ‘O impacto da violência nos jovens e adultos’. Em seguida, o coordenador nacional do MovPaz, Clóvis Nunes, vai abordar ‘Os impacto das mudanças climáticas em nossas vidas’. Para finalizar, o coordenador do MovPaz da Paraíba, Almir Laureano, fará uma palestra que enfoca a ‘ Bem-aventurada a cidadania promotora de cultura de paz’.

Esta iniciativa tem como objetivo levar os 250 professores da EJA a refletir as questões ligadas à promoção de uma cultura de paz como atividade interdisciplinar nas salas de aula. “Vivemos uma realidade em que os alunos enfrentam a violência diariamente. Então, nada melhor do que ações coletivas que promovam uma nova consciência sobre como fazer da paz um exercício cotidiano e um direito que todos assumam”, enfatiza Socorro Diniz, coordenadora da EJA.

Os professores vêm ao longo do ano trabalhando em projetos de combate à violência física, moral e sexual, além da promoção dos direitos humanos e cultura da paz, seja no contexto pessoal, familiar, social, como também planetário, com ações voltadas à ecologia e ao meio-ambiente.