Professores participam de evento sobre prevenção de DST/AIDS

Por - em 25

Em uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, foi realizado nesta sexta-feira (13), no Hotel Ouro Branco, o Seminário de Formação para Mobilização do Dia Mundial de Prevenção à Aids. O evento, que é uma ação do Projeto Saúde e Prevenção na Escola, tem como objetivo mobilizar alunos da rede municipal de ensino para a prevenção das doenças, através da realização de oficinas com enfoque na sexualidade, gênero e DST/Aids, além de propor ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro.

No seminário, que está sendo realizado em todas as capitais brasileiras, os professores do ensino fundamental do município participaram de uma programação que envolve plenária e oficina. Os participantes também tiveram acesso ao material didático interativo e aos questionários que serão utilizados com seus alunos em sala de aula.

O evento é uma realização dos Ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Ações de prevenção – No final do mês de outubro, o departamento de DST/AIDS do Município realizou uma oficina para Elaboração do Plano de Ações e Metas (PAM) no combate ao HIV e doenças sexualmente transmissíveis para o ano de 2010. Até o mês de setembro deste ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais de 78 mil testes de HIV em João Pessoa, um aumento de 500% em relação ao último levantamento realizado em 2004.

O CTA da Secretaria Municipal de Saúde realiza o teste HIV acompanhado de aconselhamento psicológico e encaminhamento clínico aos portadores de DST/AIDS, além de promover oficinas e palestras de orientação sexual com distribuição de preservativos masculinos e femininos. O Centro de Testagem é localizado na Rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe (CAIS de Jaguaribe). Os telefones para mais informações são os 3214-6091 e 3214-6092.