Professores são homenageados no Dia da Pessoa com Surdez

Por - em 30

Comemorado oficialmente no dia 26 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Surdez contou com uma programação especial nas escolas da rede municipal de ensino. O ponto alto das comemorações ocorreu nesta segunda (27), no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado em Água Fria, com a realização de uma homenagem aos professores, intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que atuam nas 92 escolas do município e atendem a mais de 300 alunos especiais em salas de aula regular.

Os educadores foram presenteados com Enciclopédias de Libras utilizadas para compreender os sinais do universo da comunicação, acrescido de um apêndice sobre como avaliar a competência de leitura dos escolares surdos do ensino fundamental e médio.

Segundo a secretária de Educação, Ariane Sá, a Prefeitura Municipal de João Pessoa tem buscado dar ferramentas para que os profissionais tenham condições de prestar um atendimento diferenciado em todas as disciplinas. “A comemoração se desdobra no reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como língua oficial em nosso país e a profissão de Intérprete sendo reconhecida nacionalmente”, destaca Ariane Sá.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Surdez – A data de 26 de setembro foi estabelecida a partir da luta das associações de surdos e da Federação Nacional no sentido de reconhecer as dificuldades que a falta da aprendizagem de uma língua provoca e o preconceito enfrentado pelos surdos.