Profissionais da Educação do município discutem o ‘Diálogo’

Por - em 28

“A escola como espaço de diálogo”. Esta foi a temática mobilizadora do 5º Colóquio Municipal de Educação (Comed) realizado na tarde desta quinta-feira (2), no ginásio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), reunindo mais de seis mil profissionais de educação da rede municipal de ensino. Palestras, debates e confraternização com o show da banda “As Bastianas” marcaram a programação do evento.

O prefeito Ricardo Coutinho fez a abertura do Comed lembrando que é necessário em tempos de crise e violência, estimular políticas públicas que fomentem uma cultura de paz. “Nada melhor do que o diálogo para ser ponte, interlocutor e facilitador das relações humanas. Precisamos aproveitar esse espaço privilegiado que são as escolas e transformá-las em trabalhos coletivos de tolerância e cidadania”, refletiu sobre o tema.

O prefeito da capital incentivou ainda os presentes a se envolverem no programa “Escola Nota 10”, que prevê o pagamento de um 14% salário a todos os funcionários, de gestores à auxiliares de serviços, que atingirem uma meta de excelência estabelecida pela Secretaria de Educação. “Os avanços tidos na educação não fazem parte só do gestor da cidade, mas dos que fazem no cotidiano a educação no município. Podemos dizer que hoje estamos resgatando o verdadeiro valor da escola pública e isso se deve a profissionais mais comprometidos com esta meta”, enfatizou.

A Secretaria de Educação e Cultura, Ariane Sá, ressaltou a importância do Comed como parte integrante da formação continuada de todos os profissionais da educação. “Este momento é aglutinador, porque reúne todos os segmentos da educação, mas a nossa formação vem acontecendo diariamente, diluída durante todo o ano, porque acreditamos que com esta prática fortalecemos nosso preparo profissional para desempenhar uma tarefa tão importante, quanto é a educação”, acrescentou.

O 5º Comed contou com a participação da presidente do Conselho Municipal da Educação, Maria da Conceição Silva; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Municipal (Sintem), David de Assis; do vereador e professor Benilton Lucena, além de várias autoridades e representantes da educação em João Pessoa.

Os professores doutores convidados, Maria Eliete Santiago (UFPE), Fernando Cezar Bezerra (UFPB) e Edson Carvalho Guedes (UFPB) realizaram uma mesa-redonda sobre o tema central do evento: “a escola como espaço do diálogo”, seguido de debate com os participantes. O encerramento do evento foi marcado, com muita animação, pela confraternização dos educadores ao som do forró da banda paraibana “As Bastianas”.

Partilha de experiências – Os profissionais da educação aproveitaram a oportunidade para trocar experiências e saberes nas diversas áreas de atuação. O debate marcado pelas palestras foi o ponto em comum para que pudessem compartilhar o cotidiano na comunidade escolar. A vivência do Comed é sempre aguardada com muita expectativa por ser uma oportunidade única de reunir os seis mil profissionais da educação.

Estiveram presentes gestores, professores, merendeiros, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de serviço, secretariado, entre outras atividades da educação municipal. Na avaliação de José Marcos, assistente social da escola municipal Dumerval Trigueiro, “esta é a maior riqueza do evento, poder reunir tanta gente diferente, mas com o mesmo propósito. Saio daqui satisfeito”, disse.

A professora de português da escola João de Deus, Francisca Albuquerque, acredita que o Comed é espaço de celebração. “Estamos hoje confraternizando com nossas vitórias na educação. Acredito que este evento só vem nos acrescentar, seja na reciclagem da formação ou na prática em sala de aula”, acrescenta. Já o professor de educação física da escola Olívio Ribeiro Campos, Francisco de Assis Neto, resume o evento: “Este é o impulso que faltava para que possamos começar o segundo semestre com todo gás”.