Profissionais da rede hospitalar são capacitados no combate a dengue

Por - em 15

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou nesta segunda-feira (8), a primeira fase do Plano Municipal de Contingência contra a dengue. Técnicos da Gerência de Vigilância à Saúde (GVS) realizaram ao longo do dia a capacitação dos profissionais que atuam na rede hospitalar da Capital para o diagnóstico, manejo clínico e classificação de riscos nos paciente com suspeita de dengue.

Para a Diretora de Vigilância à Saúde, Julia Vaz, essa capacitação é importante, pois muitos pacientes procuram a rede hospitalar nos primeiros sintomas da doença. “É preciso que os profissionais estejam preparados para reconhecer a dengue de imediato. O diagnóstico precoce é essencial para o êxito no tratamento, principalmente nas crianças”, alertou.

O treinamento foi orientado pela médica infectologista Ana Isabel Vieira, que é diretora do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Lauro Wanderley, é a profissional de referência do Ministério da Saúde nos casos de dengue do estado da Paraíba. Julia Vaz lembrou ainda que nos próximos dias, a SMS irá distribuir o material educativo de alerta sobre a doença.

Resultados positivos – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cidade de João Pessoa é uma das seis capitais do país que apresentam melhor situação em relação ao número de casos de dengue registrado em 2010. Nestes primeiros dias do ano foram registrados cinco casos da dengue clássica e nenhum da versão hemorrágica, que pode ser fatal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Gerência de Vigilância Ambiental, redobrou as ações de controle da doença, através das visitas dos agentes ambientais em locais de risco, com identificação e tratamento dos focos de dengue detectados.