Profissionais da rede hoteleira concluem curso de manipulação de alimentos ofertado pela Setur e SMS

Por Hellen Nascimento - em 333

Profissionais que trabalham na rede hoteleira, bares e restaurantes da Capital concluíram, nesta quarta-feira (25), um curso de manipulação de alimentos ofertado pela Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A capacitação aconteceu na sede do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP), que também foi parceira.

O curso teve como objetivo conscientizar e mostrar, de forma prática, como realizar de maneira adequada a manipulação, preparação, armazenamento e transporte dos alimentos servidos, tudo de acordo com as normas de higiene da Vigilância Sanitária. A capacitação foi ofertada em dois dias e teve carga horária de 8h.

Graco Parente, secretário adjunto da Setur, ressaltou que além de qualificar a mão de obra do trade hoteleiro da Capital, o curso também teve como meta estreitar as relações entre o poder público e a iniciativa privada. “Boas parcerias são sempre bem vindas para melhorar a gestão. Essa é uma ação educativa e preventiva que capacitou profissionais que atuam no mercado, além de aproximar empresários, rede de hotéis e demais estabelecimentos do ramo turístico, todos com o mesmo foco, que é melhorar a qualidade dos serviços ofertados não apenas para o turista, mas para toda a população”, afirmou.

Graco Parente ainda destacou a importância da qualificação profissional para o crescimento do turismo local. “Uma mão de obra qualificada reflete em uma oferta de melhores produtos e serviços. Para o turismo isso é muito importante, já que o turista bem recebido sempre tende a voltar e divulgar o bom atendimento”, completou.

Ação preventiva – De forma pioneira, os cursos ministrados pela Vigilância Sanitária agem de forma educativa, deixando assim de ser apenas um órgão punitivo, mas que interagi com profissionais do turismo na parte educacional preventiva. A iniciativa busca qualificar e aprimorar cada vez o serviço, tendo como meta fazer com que o município se torne referência em gastronomia.

 

Salvar