Profissionais da saúde fazem curso sobre hepatites virais

Por - em 21

A Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) vai promover nesta segunda-feira (24) e na próxima, dia 31 de maio, uma capacitação sobre Hepatites Virais.  O curso vai ser realizado das  8h às 12h, no Hotel Netuanah, em Cabo Branco, para  médicos e enfermeiros da Rede de Atenção  Básica que integram o Programa de Saúde da Família (PSF).

O objetivo da capacitação é otimizar  o diagnóstico e o tratamento das  hepatites virais e desenvolver junto aos profissionais de saúde uma cartilha com informações sobre a doença. Ao todo, serão capacitados cerca de 150 profissionais entre médicos e enfermeiros. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, João Pessoa possui pouco mais de mil casos da doença.

O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Roberto Maia, ressalta a  importância da capacitação  para os profissionais que atuam no PSF da Capital para identificar  mais rapidamente  os casos  relacionados. “É nas  unidades da Rede  Básica de Saúde que o paciente primeiro aparece, com a necessidade de um diagnóstico preciso”, justifica.
  
As hepatites B e C atacam o fígado sem apresentar sintomas na maioria dos casos e quanto mais cedo for detectada, maiores serão as chances de cura. Após algum tempo de infecção é comum surgirem comprometimento das funções hepáticas, tais como a cirrose e o câncer de fígado. A Organização Mundial da Saúde estima que até seis milhões de brasileiros ignoram que são portadores da doença.