Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde são capacitados para atendimentos em Libras

Por Rebeka Paiva - em 2899

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) finalizou mais uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nesta segunda-feira (11). Desta vez, o certificado de conclusão do curso foi entregue aos profissionais que atuam na sede, em funções administrativas. A capacitação em Libras tem como objetivo facilitar a comunicação e o atendimento de usuários surdos nos serviços de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

As capacitações começaram em 2014 e abrangem as unidades de baixa, média e alta complexidade da rede SUS. Para a capacitadora e intérprete da SMS, Rosangela Lima, mesmo que os novos profissionais capacitados muitas vezes não atendam diretamente o público, eles podem atuar multiplicando o conhecimento. “Eles estão preparados, caso precisem lidar com o usuário surdo”, explica.

O curso tem a duração de 30 horas-aula, divididas em 15 encontros. Nas aulas são abordadas questões como legislações referentes ao tema, cultura e identidade das pessoas com surdez, além do modulo básico, com alfabeto, números, apresentações com usuários, simulações do atendimento e outros.

De acordo com Rosangela Lima, as intérpretes continuam capacitando os profissionais dos serviços da rede. “Quanto mais profissionais capacitados tivermos em nossos serviços, maior a garantia de um atendimento qualificado e humanizado aos nossos usuários surdos”, conclui a intérprete da rede.

Atendimento Qualificado – Atualmente, os três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) possuem intérprete em tempo integral no serviço. Além disso, algumas unidades de saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e o Instituto Cândida Vargas (ICV) têm profissionais com qualificação em libras que auxiliam no acolhimento e nos primeiros contatos. Além desses, na atenção básica existem quatro intérpretes de libras para acompanhamento dos pacientes em exames e consultas.