Profissionais da USF Timbó I apresentam trabalho em evento do Programa IdeiaSUS

Por Thibério Rodrigues - em 155

Os resultados de um trabalho envolvendo saúde e educação no grupo de boas práticas da Unidade de Saúde da Família (USF) Timbó I foram apresentados, na tarde desta quinta-feira (16), na Oficina de Sistematização de Práticas, promovida pelo Programa IdeiaSUS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS–PB). O evento segue até esta sexta-feira (17) na sede do COSEMS–PB.

A finalidade do projeto desenvolvido na USF Timbó I é trabalhar a promoção, prevenção e educação em saúde, assim como incentivar a prática da cidadania entre os usuários. Além dos profissionais da unidade, também participam do projeto estudantes e professores de instituições de ensino superior.

De acordo com Ailma de Souza Barbosa, dentista da USF Timbó I, o grupo de boas práticas foi criado a partir das necessidades dos usuários do serviço. “Observou-se demandas ocasionadas pela necessidade de atenção das pessoas em serem acolhidas e serem ouvidas e, a partir daí, buscamos desvincular o foco da atenção da doença para a saúde”, explicou.

No grupo de boas práticas, os temas são abordados de forma participativa, com valorização das experiências dos participantes. São trabalhados temas como: atividade física, alimentação saudável, direitos sociais, fitoterapia, empreendedorismo, jardinagem, jogos de memória; terapia comunitária; auriculoterapia, oficinas de reciclagem, entre outros. “Abordamos diversas temáticas que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida, gerar autonomia e inclusão social”, disse Ailma.

Durante a apresentação na Oficina de Sistematização de Práticas, serão apresentados resultados positivos como a interação e a aproximação entre profissionais, estudantes e comunidade, que têm propiciado aos participantes do grupo escolhas mais saudáveis para sua vida, assim como melhora na autoestima, melhora no autocuidado e alternativas para um meio ambiente mais favorável.

O grupo é composto, em sua maioria, por idosos, mas é aberto a todas as faixas etárias, e se reúne quinzenalmente nas terças-feiras pela manhã.

Reconhecimento – o trabalho sobre o grupo de boas práticas foi apresentado na 1ª Mostra Paraíba tem SUS, em abril do ano passado, e foi premiado como uma das melhores experiências por estado, sendo selecionado para ser apresentado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. Ainda no ano passado, o trabalho foi apresentado na 10ª Roda de Experiências dos Municípios – IdeiaSUS.

IdeiaSUS – é um projeto resultante de uma cooperação técnica entre a Fiocruz, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASEMS), fomentando a aproximação a aproximação da área de pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano das gestões municipal, estadual e federal.