Profissionais de saúde participam de oficina de hepatites virais

Por - em 30

A prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando nesta segunda-feira (1º) uma oficina de hepatites virais para médicos, enfermeiros e profissionais das equipes de Saúde da Família (ESF) dos Distritos IV e V de João Pessoa. A ação ocorre durante todo o dia com profissionais da Equipe de Saúde da Família.

“Em razão de comemorarmos o Dia Mundial de Hepatites Virais, 28 de julho,   estamos realizando em parceria com o Hospital Universitário capacitações para qualificarmos a rede de atendimento às Pessoas Vivendo com Hepatites Virais”, informou o coordenador do Centro de Testagem em DST e Aids, Roberto Maia.

Roberto lembrou que a hepatite viral, se descoberta tardiamente, prejudica a saúde dos usuários. “É uma doença silenciosa e a intenção dessa oficina é organizar o fluxo de atendimento na rede de cuidado e diagnosticar precocemente para garantirmos uma ótima qualidade de vida às pessoas que vivem com hepatites virais”, disse.

O coordenador ressaltou que ações preventivas contra a hepatite viral são realizadas tanto no atendimento diário nas unidades de saúde, quanto em ações pontuais, como em feiras de saúde e campanhas de conscientização. “Realizamos a prevenção às hepatites virais em feiras de saúde, na estratégia de saúde da família e em várias ações nas comunidades de João Pessoa”, complementou.