Profissionais de saúde são treinados para realizar Teste Rápido HIV

Por - em 35

Os profissionais que atuam na rede municipal de saúde participam, a partir desta terça-feira (23), de capacitação sobre a realização do teste rápido para diagnóstico do HIV, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids. A ação é parte do processo de descentralização do diagnóstico para HIV e irá ocorrer durante três dias, das 8h30 às 17h, no Hotel Netuanah.

De acordo com o coordenador do CTA, Roberto Maia, essa medida faz parte da política do SUS de descentralização das ações voltadas à estratégia de Saúde da Família, além de facilitar o acesso da população, reforçando o elo da gestão com a comunidade, uma vez que o diálogo sobre sexualidade e as informações sobre DST’s e Aids estarão disponíveis na própria região. Outro motivo é a importância do diagnóstico precoce nas comunidades.

O CTA possui uma grande demanda de usuários e o processo de descentralização, além de agilizar o atendimento, irá trazer mais comodidade à população. Atualmente, o Teste Rápido HIV é realizado no CTA, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Róger e Cruz das Armas, Centro de Atenção Integral à Saúde do Cristo, Ortotrauma de Mangabeira, Hospitais Maternidades e Hospital Universitário. A meta é levar o Teste Rápido HIV a mais pontos espalhados pelos cinco distritos sanitários que cobrem o município de João Pessoa.