Profissionais discutem hepatites e DST/Aids em encontro Macro Nordeste

Por - em 19

Gestores e profissionais de saúde da região Nordeste que trabalham na área de hepatites virais e DST/Aids participam, a partir desta segunda-feira (22), do encontro Macro Nordeste 2011. O evento é uma promoção da Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. A abertura será às 9h, no Centro de Convenções Sérgio Bernardes, do Hotel Tambaú.

O encontro, que acontece até a quarta-feira (24), deve reunir cerca de 250 participantes de nove Estados. Este ano, o tema do Macro Nordeste é ‘O Olhar dos Municípios Nordestinos no Cuidado Integral’. Todos os dias as discussões se estendem até às 18h. O evento tem como objetivo discutir as políticas públicas e experiências em cada Estado na área de hepatites virais e DST/Aids.

O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids da SMS, Roberto Maia, ressaltou que durante o evento serão apresentadas experiências de sucesso desenvolvidas em todo o Nordeste.

“Serão 250 coordenadores de DST/Aids e hepatites virais do Nordeste, quando iremos realizar uma mostra de experiências que deram certo nos municípios da região. Todas estas experiências seguem o novo modelo de integralidade proposto pelo SUS. A integralidade propõe atenção integrada ao indivíduo, garantindo saúde, educação, lazer, para garantir uma vida mais saudável”, ressaltou.

Durante os três dias, os profissionais da saúde vão participar de conferências, debates, exposição de temas relacionados às políticas públicas como prevenção, redução de danos em álcool, crack e outras drogas, feminização da Aids e hepatites virais, Programa Saúde nas Escolas (PSE) e Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Novas Tecnologias de Prevenção e transmissão vertical de hepatites e Aids.