Profissionais do sexo recebem orientações sobre DSTs nesta 3ª

Por - em 19

Uma grande festa marca nesta terça-feira (02), as comemorações pelo Dia Internacional da Prostituta. O evento, que será realizado na rua da Areia, terá entre as atrações a terceira edição da Corrida da Calcinha, apresentações culturais, mostra de arte, cinema e desfile e conta com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Agência Ensaio, entre outros.

O primeiro evento aconteceu em 2005 e foi um grande sucesso. Desde então vem crescendo e conseguindo mostrar o outro lado de quem exerce a profissão, através da cultura e do respeito, disse Luza Maria, da Associação de Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB), que atende mulheres da Grande João Pessoa e conta com 120 associadas.

As homenagens as profissionais do sexo começam às 18h32, com a largada da Corrida da Calcinha, que sairá da rua da Areia, seguindo pela Praça Antenor Navarro, rua padre Antenor Pereira (Praça da Sosic), Ladeira de São Francisco, avenida General Osório e rua Peregrino de Carvalho (18 andares), com chegada na Rua da Areia. O primeiro lugar vai ganhar um bode, o segundo três galinhas e o terceiro duas cordas de caranguejo. A inscrição é gratuita e pode ser feita momentos antes da corrida com a equipe da Apros-PB, sendo necessário para quem desejar participar levar uma calcinha, que deve ser colocada na cabeça.
Esperamos reunir um grande público e levar esporte e saúde à um local que, de certa forma, é discriminado. A corrida é aberta e todos podem participar, disse Ricardo Peixoto, da Agência Ensaio e membro da organização do evento.

A programação do Dia Internacional da Prostituta contará ainda com a exibição dos filmes Galeria de Rua, Mostra Puta Arte, Tenda Eletrônica, Radiola de Ficha, Oficina Cabaré e o 4º Desfile de Roupas Íntimas, que acontecerá na boate Scalla, a partir das 23h53, com ingressos vendidos por R$ 2 (mulheres) e R$ 5 (homens). O Projeto Glória Vasconcelos, promovido pelo Sesc-PB, também faz parte do evento.

Saúde– Durante as comemorações do Dia Internacional da Prostituta, na tenda Espaço Beija-flor, profissionais da área de saúde vão orientar a população sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids e uso de preservativo. No local, o público também terá acesso a massagens express, ayurvédica, tailandesa, Reike, florais entre outros.