Programa Bem Receber realiza oficina e inicia atividades na Capital, nesta terça

Por - em 40

O Programa Bem Receber – Qualidade Profissional e Gestão Sustentável, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, inicia suas atividades nesta terça-feira (28) em João Pessoa. A primeira oficina acontece no Hotel Hardman, na praia de Manaíra. Uma consultora do Instituto de Hospitalidade (órgão do Ministério sediado em Salvador-BA) está na Capital paraibana para realizar a oficina de abertura sobre qualidade profissional, um treinamento destinado aos colaboradores de cada estabelecimento hoteleiro participante.

Nesta primeira etapa, outros instrutores serão treinados para dar continuidade ao curso em João Pessoa, tendo apenas a supervisão do Instituto. Cada empresa deve cadastrar dois representantes que, após o término do curso, servirão como multiplicadores na organização. Além das oficinas, os participantes irão contar com um suporte técnico de consultores e até promoção internacional, através de catálogos, websites e feiras. Na primeira etapa, 149 empresas e 1.330 profissionais de nove destinos foram capacitados.

No segundo momento, o programa irá repassar o treinamento sobre gestão sustentável que deve mostrar como tornar o empreendimento sustentável com menos gastos e mais aproveitamento. “O objetivo é criar diferenciais de competitividade em meios de hospedagem, através da implementação de ações de qualificação e certificação de pessoas, sem deixar de lado a gestão sustentável”, comentou a consultora do IH, Luciana Gutnann.

Até o momento foram cadastrados dez estabelecimentos, mas ainda existem cinco vagas disponíveis para os proprietários que queiram inscrever hotéis e pousadas com até 50 unidades habitacionais (UH) e que não sejam integrantes de redes hoteleiras. Além disso, o estabelecimento deve ter inscrições municipal e estadual, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), inscrição na Embratur, não integrar rede de hotéis e possuir um sistema de informatização básica.

Quem quiser integrar o Programa Bem Receber ainda pode inscrever o estabelecimento nesta terça-feira, durante a primeira oficina de treinamento, que acontece a partir das 8h até às 18h. Todos os estabelecimentos devem receber certificado do Instituto de Hospitalidade. No País foram escolhidos apenas 30 destinos, entre eles João Pessoa. Serão treinados e capacitados profissionais de mais de 500 estabelecimentos.

O programa do Ministério do Turismo está sendo realizado pelo Instituto de Hospitalidade (IH). Entre os parceiros do programa estão o Banco do Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), Sebrae, Apex Brasil, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), entre outros. Mais informações através do site www.bemreceber.org.br ou pelo telefone 3218-9850.