Programa ‘Brasil Alfabetizado’ abre inscrições para educadores

Por - em 61

Abrir horizontes e levar o saber para jovens, adultos e idosos que nunca frequentaram as salas de aula. Este é o principal objetivo do programa ‘Brasil Alfabetizado’, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Buscando erradicar o analfabetismo entre a população adulta da Capital, a prefeitura abriu as inscrições para interessados em serem educadores do programa.

Para participar é necessário ter curso pedagógico comprovado por certificação e um ambiente disponível para serem ministradas as aulas, podendo ser escolas, associações comunitárias e igrejas entre outros. Os futuros alfabetizadores devem procurar a equipe do Brasil Alfabetizado, na sede da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), localizada na Rua Diógenes Chianca, em Água Fria. No local deve-se preencher a ficha de inscrição e informar onde pretende realizar as aulas, além de apresentar xerox da identidade, do CPF e de comprovante de residência.

De acordo com a coordenadora do Brasil Alfabetizado, Rozário Bezerra, além de indicar qual o local onde serão ministradas as aulas, é de inteira responsabilidade do educador formar as turmas nas comunidades. As aulas começam no início do mês de novembro e, antes disso, os alfabetizadores participarão de uma formação inicial e da formação continuada realizada pela Sedec. Cada alfabetizador receberá uma bolsa de R$ 250,00, todo o material didático para as aulas e que será usado pelos alunos participantes do programa.

Brasil Alfabetizado – O Programa Brasil Alfabetizado teve início em 2003 com o objetivo de erradicar o analfabetismo e buscar o progressivo atendimento a jovens e adultos no primeiro segmento de educação de jovens e adultos até 2017. O público alvo do programa são pessoas fora da idade escolar que não tiveram acesso às unidades de ensino e não sabem ler nem escrever.

Em João Pessoa, são atendidos atualmente pelo Brasil Alfabetizado cerca de 3.000 estudantes, que formam 133 turmas espalhadas por toda a cidade.