Programa Ciranda Curricular faz capacitação de monitores

Por - em 24

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza nesta terça-feira (14) a última etapa da capacitação coletiva dos 60 monitores ligados ao programa Ciranda Curricular. A atividade intitulada de “Entre Nós” teve início no dia 2 de julho e o encerramento acontece durante todo o dia no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. 

A atividade “Entre Nós” tem como objetivo fortalecer o conceito de uma educação extra-curricular voltada para a pluralidade de saberes e a acessibilidade de um público diverso, que compreenda todas as classes, idades, gêneros e etnias, eixos que conduzem as ações do Ciranda Curricular.  De acordo com a coordenadora do Programa, Ailza Freitas, a capacitação é realizada tendo como principal momento a troca de experiências. “Em cada etapa 15 oficineiros, dentre os 60 que integram o quadro docente do Ciranda, se revezam em repassar suas técnicas e métodos de ensino aos demais, fazendo assim com que todos entendam o que é produzido e por meio do dialogo possam implementar novas formas de aplicar as oficinas, além de fortalecer o elo de convivência entre os monitores”, explicou Ailza Freitas. 

O êxito da capacitação e a boa recepção já pode ser sentida por parte dos monitores. “Eu achei interessante, pois é uma oportunidade de nós oficineiros conhecermos mais profundamente o trabalho de outros colegas e de aprendermos uns com os outros. É uma troca de energia muito boa”, comentou o ministrante de Poesia e Contação de histórias, Zanoni Yberville. 
As atividades do Programa Ciranda Curricular acontecem aos sábados e domingos em 19 escolas da rede municipal. São disponibilizadas oficinas de arte-educação e inclusão a toda a comunidade, não precisando ter nenhum vínculo escolar.