Programa ‘Coração do Bairro’ já beneficiou mais de 25 bairros e chega aos Bancários nesta segunda-feira

Por Andrezza Carla - em 554

A partir desta segunda-feira (20) o bairro dos Bancários será contemplado com as ações concentradas de zeladoria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Isso porque será a próxima localidade atendida pelo programa ‘Coração do Bairro’. Em apenas seis meses, por meio do programa, a PMJP já melhorou a qualidade de vida dos moradores de 26 bairros da Capital, passando por mais de 240 ruas, contemplando cerca de 40 praças e executando mais de 220 podas preventivas de árvores.

Lançado no final do mês de abril, o ‘Coração do Bairro’ funciona com ações integradas das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O grande diferencial do programa é que, além das equipes concentradas para atender as demandas do OP, a PMJP segue dando continuidade aos serviços de zeladoria por toda a cidade.

Esta semana o ‘Coração do Bairro’ trabalhou no Jardim São Paulo e na próxima chegará ao bairro dos Bancários. O programa também já passou pelo Rangel, Cristo, Jaguaribe, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Esplanada, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Funcionários (II,III e IV), Conjunto do Taipa, Comunidade Gauchinha, José Américo, Grotão, Geisel, Cidade Verde, Mandacaru, Jardim Veneza, Bairro dos Ipês, Bairro dos Estados, Distrito Industrial, Bairro das Indústrias e Castelo Branco (I e II).

Para o secretário do OP, Francisco das Chagas, o programa tem conseguido atender, de maneira célere, as necessidades da população. “Nossas equipes são pautadas a partir do diálogo com os próprios moradores, por meio das plenárias do Orçamento Participativo e, após tomar conhecimento das necessidades emergenciais, executamos ações intensificadas semanalmente nos bairros, conforme a prioridade da população”, ressalta o secretário.

Balanço – Até o momento, 248 ruas foram contempladas com ações de tapa-buraco, poda, capinagem, limpeza e troca de lâmpadas. Cerca de 40 praças receberam ações de zeladoria e mais de 220 podas preventivas foram executadas nos bairros atendidos. As praças Orlando Geisel (Geisel), Maria Bronzeado (Jardim Veneza), Tenente Lauro Leão Santa Rosa (Bairro dos Estados), Maria da Penha Nascimento (Costa e Silva), Fernando Milanez (Ernani Sátiro), Adolfo Magalhães (Esplanada), Manoel Pereira Junior (Funcionários), Estudante Emerson Lucena (Cristo), João Monteiro da Franca (Jaguaribe), Praça da Amizade (Rangel), Praça do Radialista (Geisel), Praça da Cultura (Mandacaru) e Praça da Juventude (Bairro das Indústrias), foram algumas das áreas solicitadas durante as plenárias do Orçamento Participativo, que foram atendidas pelo programa.