Programa de melhoria de serviço será lançado Na Estação Ciência para todo Nordeste

Por - em 25

O Programa ‘Turismo 100%’, uma iniciativa do Ministério do Turismo, com o apoio do Inmetro e execução do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), vai ser lançado para o Nordeste, no próximo dia 22, em João Pessoa. O evento será marcado pela realização do 4º Seminário Turismo 100% – Qualificação e Certificação do Setor Turístico para Melhoria dos Serviços, que acontece a partir das 14h30, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte.

O lançamento deverá contar com a participação de entidades, profissionais, consultores, empresários, hoteleiros, operadores de turismo de aventura, agentes de viagem, organismos de certificação, governos locais e regionais, instituições de ensino, docentes e demais ocupações no turismo da região. No Nordeste serão beneficiadas 24 cidades (todas destinos indutores de acordo com o Mtur) cujos representantes vão participar das palestras  proferidas por representantes do Inmetro e do Ministério do Turismo.

Em João Pessoa, o evento, que tem o apoio da Fundação CTI Nordeste, está sendo divulgado e organizado pela Secretaria Executiva de Turismo de João Pessoa, responsável pelo repasse de convites a todas as entidades ligadas ao turismo. A programação de lançamento do ‘Turismo 100%’ inclui palestras e espaço aberto para debate e perguntas, com o objetivo discutir e divulgar as ações e metas do programa, bem como promover e sensibilizar os segmentos envolvidos para a importância da qualificação e certificação do setor.

O que é o ‘Turismo 100%’ – Trata-se de iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, tendo como executor o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro.

O programa tem como finalidade melhorar serviços turísticos no Brasil por meio do incentivo e apoio financeiro para certificação de sistemas de gestão em meios de hospedagem, sistemas de gestão da segurança no turismo de aventura, de pessoas e de produtos do setor turístico, em conformidade com normas brasileiras (NBR).

Valorizar a qualidade dos serviços ofertados e incentivar a inclusão social é uma preocupação do Ministério do Turismo. Entre os métodos de implantação do projeto estão: a capacitação de 300 auditores de sistemas de gestão da sustentabilidade de meios de hospedagens e sistemas de gestão da segurança no turismo de aventura; avaliação de 500 empresas para certificação de sistemas de gestão da sustentabilidade de meios de hospedagens e sistemas de gestão da segurança no turismo de aventura; avaliação e certificação de 32.500 ocupações profissionais do turismo; pesquisa de demanda por certificação de pessoas do turismo; identificação da necessidade de capacitação ou qualificação de pessoas nas ocupações do turismo, planejamento eventos internacionais, workshops e seminários de sensibilização em todas as regiões do País.